Didática no ensino superior: possibilidades e práticas
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7308Palabras clave:
Ensino Superior. Didática. Ensino-aprendizagem.Resumen
Este artigo visa discutir a questão da didática no Ensino Superior mediante uma reflexão sobre a relação ensino-aprendizagem. Desse modo, destacamos, através de uma pesquisa estritamente teórica, os principais desafios que são postos à didática dentro das Instituições de Ensino Superior na atualidade, levando em consideração a significância dos fundamentos didáticos para o exercício da prática docente. Para tanto, daremos ênfase às pesquisas desenvolvidas no Brasil pelos seguintes autores: Pimenta (2015), Anastasiou (2010), Candau (2012), Franco (2013) e Libâneo (2012), dentre outros. Portanto, a partir desse estudo esperamos reforçar, por meio de apontamentos teóricos, a importância da Didática no espaço do Ensino Superior, estacando a necessidade de saberes pedagógicos para uma transformação da prática docente.Descargas
Citas
CANDAU, Vera Maria. A didática e a formação de educadores – Da exaltação à negação: a busca da relevância. In: A didática em questão. 33 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de [et al.]. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4ª Ed. Brasília: Liber Livro, 2014.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática: uma esperança para as dificuldade pedagógicas do ensino superior?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 9, n. 15, p. 147-166, jul/dez, 2013.
LIBÂNEO. José Carlos. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2010.
_______. Didática: objeto de estudo, conceitos fundantes e derivações para o campo investigativo e profissional. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 16, 2012, Campinas: Junqueira &Marin Editores, 2012. p. 34-48.
PIMENTA, Selma Garrido. Para uma ressignificação da didática. In: Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
_______. O protagonismo da didática nos cursos de licenciatura: a didática como campo disciplinar. In: Didática: teoria e pesquisa. São Paulo: Junqueira & Martins, 2015.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro; FUSARI, José Cerchi. Didática multidimensional: da prática coletiva à construção de princípios articuladores. Fortaleza, XVII ENDIPE 2014, Livro 4, p. 1 a 17.
PIMENTA, Selma Garrido et al. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referencias. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 143-241, jan/mar, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.