<b>A utilização de fontes no ensino de história: a imprensa na construção do conhecimento</b>
Palavras-chave:
Ensino de História- Fontes- ImprensaResumo
O presente artigo almeja discorrer sobre a utilização de fontes, especificamente aquelas oriundas da imprensa escrita, na construção do ensino de história. Nessa perspectiva, apresentamos as seguintes inquietudes como norteadoras desse trabalho: Qual o papel das fontes históricas dentro do ensino de história? Quais as possibilidades de aprendizado a partir dessas? A imprensa assume um lugar de destaque nesse cenário em que medida? O meio escolhido de nos aproximarmos dessas respostas foi a metodologia da pesquisa bibliográfica, bem como, a análise de conteúdo, que possibilita o trabalho com materiais textuais escritos. É importante mencionar que nessa metodologia o ponto de partida é a mensagem, mas devem ser consideradas as condições contextuais de seus produtores e assentar-se na concepção crítica e dinâmica da linguagem para estabelecer um parecer (FRANCO, 2005: 13). Dado o exposto, será traçada primeiramente uma discussão sobre o ensino de história. Logo após serão apresentados alguns aspectos em relação as importância das fontes e suas possibilidades de utilização dentro da área abordada. Por último, refletiremos sobre a imprensa e suas especificidades. Assim sendo o intuito fomentar uma reflexão acerca do ensino da História e suas amplas possibilidades de construção dentro do espaço escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-04-03
Como Citar
Valle, H. S. do, Arriada, E., & Claro, L. C. (2012). <b>A utilização de fontes no ensino de história: a imprensa na construção do conhecimento</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(1), 59–72. Recuperado de https://seer.furg.br/momento/article/view/2138
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.