UMA PESQUISA NARRATIVA SOBRE ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ADOLESCENTES VENEZUELANOS EM REFÚGIO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15866

Palavras-chave:

Formação de Professores de Línguas, Refúgio, Interculturalidade, Pesquisa narrativa

Resumo

Neste artigo, baseadas nos resultados da dissertação de mestrado da primeira autora, buscamos explorar as histórias compostas com os participantes de pesquisa, para compreender quem somos e quem estamos nos tornando nas paisagens educacionais onde vivemos como pesquisadoras dos estudos da Linguagem, uma como professora de línguas e a outra como educadora de professores na universidade. As histórias foram construídas a partir de experiências vividas por Saph e Sonnie, dois jovens venezuelanos de 14 e 17 anos em situação de refúgio, que vivem em Senador Canedo, Goiás, desde 2018. Pelo caminho teórico-metodológico da pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000), utilizamos poemas autobiográficos, fotografias, notas e diários de campo, conversas por videochamada e mensagens de texto para composição de textos de campo. O arcabouço teórico compreende os estudos de Lopes (2020), Candau (2016), Silva (2014) e Walsh (2019) sobre a interculturalidade crítica como perspectiva pedagógica, e de Alves (2001), Greene (1995) e Schwab (1973) sobre questões curriculares. Ao nos engajarmos nesta pesquisa narrativa, compusemos sentidos sobre as experiências de inclusão, currículo e formação de professores de línguas; exploramos histórias de (não) acolhimento dos participantes de pesquisa pela escola brasileira; discutimos a relação entre currículo como um curso de vida e o processo de acolhida e integração no ambiente acadêmico, destacando nossa responsabilidade como educadoras nas paisagens do conhecimento de professores de línguas.

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Biografia do Autor

Daianne Castilho Silva, UFCAT

Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão. Graduada em Letras inglês pela Universidade Federal de Goiás. Membra do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de professores - GPNEP da Universidade Federal de Uberlândia.

Viviane Bengezen, Universidade Federal de Catalão

Doutora e Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora Adjunta na Universidade Federal de Catalão. Membra do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores - GPNEP da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail de contato: vbengezen@ufcat.edu.br.

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Castilho Silva, D., & Bengezen, V. (2024). UMA PESQUISA NARRATIVA SOBRE ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ADOLESCENTES VENEZUELANOS EM REFÚGIO NO BRASIL . Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 170–194. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15866