O EFEITO TESOURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13809

Palavras-chave:

efeito tesoura, estudo de gênero, robótica educacional

Resumo

O presente estudo aborda o conceito de efeito tesoura, já conhecido no ensino superior, porém pouco explorado no ensino básico. Dentro de uma sociedade patriarcal e capitalista, as divisões das profissões são evidentes com relação a remuneração, horas de trabalho e evolução na carreira quando se trata da cor da pele, o gênero e o poder aquisitivo da infância das pessoas que se encontram em cargos de maior e menor prestígio. Nesse sentido, o efeito tesoura também está presente no ensino básico comprometendo o desenvolvimento da Ciência.

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Biografia do Autor

Julyana Gomes Taques Villagran, Instituto Federal de São Paulo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.  Mestre em ensino de ciências e matemática pelo IFSP. Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza pela USP. 

 

 

Amanda do Rêgo Moura, Instituto Federal de São Paulo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Graduada em Licenciatura em física pelo IFSP.

Gustavo Isaac Killner, Instituto Federal de São Paulo

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Doutor em Educação USP. Mestre em ensino de Ciências pela USP. Especialista em ensino mediado por computadores pela Tsukuba (Japão) e EAD pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduado em Física e em Pedagogia pela USP. 

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Publicado

2022-07-28

Como Citar

Villagran, J. G. T., Moura, A. do R., & Killner, G. I. (2022). O EFEITO TESOURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Momento - Diálogos Em Educação, 31(02), 624–645. https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13809