Dificuldades da docência no cenário digital:contornos e práticas de sala de aula
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7073Mots-clés :
Cultura digital. Sala de aula. Docência.Résumé
No cenário da cultura digital, surgem inovações técnicas constantes para os dispositivos digitais ao ponto de hoje ser muito mais úteis e funcionais. Escolas públicas são contempladas com programas de informática, cujo sistema um aluno por computador e todas as escolas particulares também têm os “laboratórios de informática”, mas há os celulares que, a despeito de alguns educadores, fazem parte da realidade dos alunos e professores. A questão é que esse contexto, segundo educadores, tem seguido com muitos percalços. Este artigo propõe abrir a reflexão para as práticas na sala de aula e, por isso, apresenta a educação brasileira do ponto de vista sócio-histórico, em uma tentativa de elucidar as dificuldades que o professor enfrenta nas escolas com a presença das TDIC. As disciplinas, consideradas sine qua non da interação professor-aluno em sala, sempre foi um problema no Brasil, muito antes de as TDIC fazerem parte da realidade da sala de aula, mas precisam ser repensadas em outros termos a partir de agora.Téléchargements
Références
ALMEIDA, M. E. B. Narrativa sobre a própria formação e a formação de professores na integração entre currículo e TDIC. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v.1 n. 1, 2013, p. 34-56.
BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Media education: concepts, history and perspectives. Educação & Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009.
CASTELLS, M. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. Vol. I: Sociedade em Rede. 5ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, p. 21-92, 1999.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. Cortez Editora, 2014. Versão Kindle.
FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. Cultura Digital e Escola: pesquisa e formação de professores. 1ª Ed, São Paulo: Papirus, 2012.
FIORENTINI, L. M. R. Introdução à educação digital: guia do formador. Brasília: MEC/SEED, 2008. Disponível em:<http://webeduc.mec.gov.br/Proinfo-integrado/Material%20de%20Apoio/apostila_press.pdf>. Acesso em: 30 set. 2013.
GONNET, J; BELLONI, M.L. Educação e mídia. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
MENDES, M.; ALMEIDA, M. E. B. Utilização do laptop educacional em sala de aula. O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011.
MEYROWITZ, J. No sense of place: the impact of electronic media on social behavior. London: Oxford University Press, 1985.
MILL, D. Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. 1ª. ed., p. 11-38, São Paulo: Paulus, 2013.
MILL, D.; JORGE, G. Sociedades grafocêntricas digitais e educação: sobre letramento, cognição e processos de inclusão na contemporaneidade. In: MILL, D. (org.). Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.
PORTO, T. M. E. As tecnologias estão nas escolas. E agora, o que fazer com elas? In: Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Papirus: São Paulo, 2012. p.167-194.
PRENSKY, M. R. Digital natives, digital immigrants part 1. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013. Versão Kindle.
SANTAELLA, Lucia. Revisitando o corpo na era da mobilidade. Comunicação e mobilidade, p. 123, 2010. Disponível em < http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ufba/166/1/Comunicacao%20e%20mobilidade.pdf#page=123> Acesso em: mai 2014.
SÃO PAULO. Lei nº 12.730, de 11 de outubro de 2007. Proíbe o uso de telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado, durante o horário de aula. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, S.P, de 12 de out. 2007.
SOUSA, J. K. L. L. de. Segunda Geração da Teoria do Meio: a contribuição de Meyrowitz. In: IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, 2004. Anais..., Belo Horizonte, 2004. p.1-14.
DESSEN, M. A.; POLONIA, A. A família e escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.