Estratégias de leitura no ensino superior

Auteurs-es

  • Suzana Schwartz Unipampa

Mots-clés :

Textos – Leitura – Ensino Superior

Résumé

Resumo Uma das principais estratégias didáticas no ensino superior é o estudo de textos. Através da análise de trinta planos de ensino, de diferentes áreas do conhecimento, foi possível perceber que essa prática é utilizada nos componentes escolares de diversos cursos. Nesse contexto, esse artigo tem o objetivo de refletir criticamente sobre a adequação desse procedimento. O estudo foi desencadeado com as análises dos planos de ensino e complementado pelos índices de compreensão leitora avaliados em diferentes níveis da escolaridade. O artigo analisa o uso da estratégia e pontua alguns procedimentos didáticos que poderiam qualificá-la.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Suzana Schwartz, Unipampa

Pós Doutorado Psicologia - UAM (2014) Doutora em Educação (PUCRS - 2007) Professora Adjunta Unipampa - graduação e Mestrado Área Formação de Professores e alfabetização

Références

ALVES, Rubem. Por uma educação romântica. São Paulo: Papirus, 2002.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: A criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, Summus, 1984.

BITTENCOURT, Zoraia Aguiar ; SCHWARTZ, Suzana. Leitura no Ensino Superior Noturno: estudantes do Curso de Pedagogia entram no debate sobre a produtividade do trabalho com textos na universidade. In: PEREIRA, Thiago Ingrassia (Org.). Universidade pública em tempos de expansão: entre o vivido e o pensado. 1. ed.Erechim: Evangraf, 2014, v. , p. 33-47.

FREIRE, Madalena. A bofetada da vida. In: GROSSI, E.; BORDIN,J. Ensinar: uma provocação. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

MORIN, Edgar. O método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, 2005.

______. A Cabeça Bem-Feita: Repensar a Reforma - Reformar o Pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

PACHECO, Jose. Pequeno dicionário das utopias da educação. Rio de Janeiro:Wak, 2009.

SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. RJ:Petropolis, Vozes, 2010.

SCHWARTZ, Suzana. Motivação para ensinar e para aprender: teoria e prática. RJ:Petropolis, Vozes, 2014.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Téléchargements

Publié-e

2016-09-25

Comment citer

Schwartz, S. (2016). Estratégias de leitura no ensino superior. Momento - Diálogos Em Educação, 24(2), 111–125. Consulté à l’adresse https://seer.furg.br/momento/article/view/5540

Numéro

Rubrique

Artigos