<b>A memória como forma de preservação da história da educação: diálogos entre duas professores aposentadas</b>
Mots-clés :
História oral. Educação. Diálogos. Professor.Résumé
A história oral se constitui parte integrante do debate sobre a função do conhecimento histórico questionando a tradição historiográfica centrada em documentos oficiais. Pretendeu-se, com esse trabalho, realizar “diálogos” entre duas professoras aposentadas sobre suas memórias e opiniões a respeito da educação. Seguiu-se um roteiro semi-estruturado divido em dois blocos: o primeiro, visando abordar a vivências e recordações das colaboradoras enquanto estudantes e o segundo, visando expressar as memórias e opiniões delas enquanto professoras, estabelecendo-se ainda relações entre estas duas épocas e também buscando investigar a opinião delas sobre o estado atual da educação brasileira. Assim, foi possível não só gerar diagnósticos e relatar visões, mas também compreender subjetividades que, somente por meio dos procedimentos oriundos da história oral, puderam ser realizados.Téléchargements
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Publié-e
2012-04-03
Comment citer
Rufino, L. G. B. (2012). <b>A memória como forma de preservação da história da educação: diálogos entre duas professores aposentadas</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(1), 29–58. Consulté à l’adresse https://seer.furg.br/momento/article/view/2126
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