<b>Estresse em estudantes de engenharia</b>
Mots-clés :
Educação. SaúdeRésumé
O artigo tem por finalidade estudar o estresse em estudantes de um curso de engenharia da cidade de Curitiba. Embora o estresse possa ser considerado também como fator positivo aos sujeitos, quando as respostas aos agentes estressores são suaves e leves, a noção mais frequentemente disseminada e nociva é aquela em que o agente estressor tem um caráter negativo e mais prolongado, que denota maior gravidade. Atividades acadêmicas, sociais,profissionais, provas, prazos a serem cumpridos, aprendizado de novas tecnologias em curto período de tempo, a busca de um estágio ou colocação no mercado de trabalho e em meio a tudo isso, o processo de construção de uma identidade profissional. São variáveis que se entrelaçam e podem facilitar o surgimento do estresse em estudantes. Caracterizamos o presente estudo como pesquisa descritiva, sendo que a apreciação dos dados dar-se-á sob uma abordagem qualitativa e o método utilizado é o estudo de caso. A amostra foi composta por 84 estudantes de engenharia. Conclui-se o estudo apontando a necessidade de intervenções que contemplem o conjunto de estudantes mais afetados, além de viabilizar propostas para minimizar e evitar problemas de evasão escolar. Palavras-chave: Educação. Saúde. Estresse. Currículo.Téléchargements
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Publié-e
2012-04-03
Comment citer
Thomaz, P. E., Rocha, L. B., & Neto, V. M. (2012). <b>Estresse em estudantes de engenharia</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(1), 73–86. Consulté à l’adresse https://seer.furg.br/momento/article/view/1947
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