ENTREVISTA COM LINEU NORIO KOHATSU
Desafios e perspectivas da pesquisa em Educação e Migrações Internacionais no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15979Résumé
Produzida com o objetivo de inspirar estudantes de graduação e pós-graduação que se interessam em pesquisar a interlocução entre educação e migrações internacionais, a entrevista traz importantes reflexões advindas da vasta experiência do professor Lineu Norio Kohatsu como pesquisador do tema. Para além de questões técnicas, ele nos apresenta sua perspectiva pessoal e relaciona a teoria e prática de suas pesquisas com sua história como alguém que vivenciou a interculturalidade em sua própria família e a diferença étnica em seu próprio processo de inserção escolar.
Téléchargements
Références
KOHATSU, Lineu Norio; SAITO, Gabriel Katsumi. Xenofobia na escola pública: A perspectiva dos estudantes do Ensino Médio. Psicoperspectivas (Online): Individuo Y Sociedad, v. 21, p. 1-12, 2022. DOI: https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol21-Issue1-fulltext-2554
KOHATSU, Lineu Norio; BRAGA, Adriana de Carvalho Alves; FELIPPE, Irene Monteiro. Estudantes secundaristas de origem boliviana: relatos de experiências sobre línguas, culturas e identidades. REMHU (BRASÍLIA), v. 30, p. 185-202, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006512
KOHATSU, Lineu Norio; BRAGA, Adriana de Carvalho Alves; LAZARE-GABRIEL, Ana Katy. Crianças de origem imigrante em uma escola pública de São Paulo: as barreiras idiomáticas em questão. In: NORÕES, Kátia Cristina; SANTOS, Maria Walburga; SANTIAGO, Flávio (Org.). Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio. 1ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 2, p. 261-286.
KOHATSU, Lineu Norio; SAITO, Gabriel Katsumi; ANDRADE, Patrícia Ferreira. Imigração, mídia e xenofobia: a ameaça imaginária em questão. In: DA SILVA, Pedro Fernando; BORZUK, Cristiane Souza; JUNIOR, Gil Gonçalves (Org.). Teoria crítica, violência e resistência. 1ed. São Paulo: Blucher, 2021, v. 1, p. 125-146. DOI: https://doi.org/10.5151/9786555500790-07
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.