<b>Observatório da vida nas escolas: entre a universidade e a escola</b>
Mots-clés :
Observatório educacional, Reflexão epistemológica, Relação universidade- escolasRésumé
O presente texto pretende constituir-se como a reflexão necessária sobre a actividade de observação que o Observatório da Vida das Escolas (OBVIE) tem procurado dedicar-se neste ano e meio da sua existência. Algumas características fundamentais do OBVIE ditam esta reflexão, a primeira das quais diz respeito ao facto de estar sedeado numa Instituição Universitária e pretender olhar para a vida das Escolas. Como pode a Universidade estabelecer uma conversa contínua com as Escolas que seja uma conversa aberta é o desafio maior deste Observatório. Em particular são analisadas as exigências epistemológicas que Observatórios como o OBVIE colocam aos seus promotores, bem como o modo como a estrutura desenhada, organizacional, de gestão e de disseminação dos resultados, reflectem essas exigências. Empiricamente e até ao presente o Observatório da Vida das Escolas tem uma sustentabilidade limitada, que decorre do nº de escolas protocoladas. Todavia, a significância da análise vai para além do contexto específico que a originou.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2011-09-03
Comment citer
Lopes, A. M. (2011). <b>Observatório da vida nas escolas: entre a universidade e a escola</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(2), 77–87. Consulté à l’adresse https://seer.furg.br/momento/article/view/1499
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.