A DIFUSÃO DAS BOAS MANEIRAS UNIVERSAIS POR MEIO DOS MANUAIS DO PABAEE-INEP

Auteurs-es

  • Márcia Santos Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Susane Waschinevski Instituto Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13410

Mots-clés :

Formação Docente, Escolarização, Manuais PABAEE-INEP, Boas maneiras

Résumé

Este estudo tem como proposta dialogar sobre a difusão das boas maneiras por meio de manuais de leitura e ensino, em especial nos manuais da “Coleção Biblioteca de Orientação da Professôra Primária” do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (PABAEE-INEP), entre os anos de 1956-1964. No sentido de refletir sobre tais leituras inseridas como mecanismos de circulação e difusão de modos desejados para constituição de uma sociedade moderna, buscou-se vislumbrar interfaces entre os manuais da referida Coleção e manuais de autoria norte-americana, comercializados no Brasil no mesmo período, com vistas a evidenciar como a escolarização se inscreve em determinados projetos de sociedades e seu processo civilizador. Tal estudo buscou dialogar com pesquisas no campo da História da Educação, em especial a escolarização entrevista pelas relações entre os materiais de formação produzidos dentro e fora do âmbito escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Márcia Santos, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/2019), com área de concentração em História do Tempo Presente, na linha de pesquisa Políticas de memória e narrativas históricas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (UDESC/2015) e possui Bacharelado e Licenciatura em História (UDESC/2003). É membro da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH). Participante do Grupo de Pesquisa Ensino de História, memória e culturas (CNPq) e do Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL). Tem experiência docente no ensino básico, como celetista, e superior, como estagiária, nas áreas de Educação e História. As pesquisas desenvolvidas tiveram ênfase em História do Tempo Presente, História da Educação e História da Cultura Escrita.

Susane Waschinevski, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia (2013) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), mestrado em Educação na mesma instituição. Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA (PROEJA), em 2019 pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e doutorado em Educação (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas. Participa do Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL) vinculados ao Laboratório de Patrimônio Cultural (LapPac - UDESC).

Références

BRASIL. Lei nº 1.920, de 25 de julho de 1953. Cria o Ministério da Saúde e dá outras providências. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1953. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l1920.htm. Acesso em: 15 set. 2021.

CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v. 6, n. 11, p. 5-24, jan./jun. 2002. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30596/pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.

CUNHA, Maria Teresa Santos. História, educação e civilidades: a correspondência como um saber escolar na Escola Normal entre as décadas de 1930 e 1960. Educação, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 121-138, jul./dez. 2005. Disponível em:

https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3742/2146. Acesso em: 15 jun. 2018.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Volume 2: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. Escolarização e cultura escolar no Brasil: reflexões em torno de alguns pressupostos e desafios. In: BENCOSTTA, Marcus Levy. Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 193-211.

O GLOBO. Acervo virtual. Rio de Janeiro, 22 fev. 1958, p. 9. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/consulta-ao-acervo/?navegacaoPorData=195019580222. Acesso em: 10 mai. 2018.

OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Educando pelo corpo: saberes e práticas na instrução pública primária nos anos finais do século XIX. In: BENCOSTTA, Marcus Levy. Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 265-300.

PAIVA, Edil Vasconcellos; PAIXÃO, Lea Pinheiro. PABAEE (1956-1964): a americanização do ensino elementar no Brasil? Niterói: EdUFF, 2002.

WASCHINEWSKI, Susane Costa. Jessy Cherem (1929-2014): percursos da professora catarinense e seu arquivo em três tempos. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – UDESC, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_cpmenu/296/SUSANE_DA_COSTA_WASCHINE WSKI_Tese_16154914620243_296.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.

WASCHINEWSKI, Susane Costa; RABELO, Giani. aprovar para modernizar: primeiro plano estadual de educação de Santa Catarina (1969/1980) e o sistema de avanço progressivo. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 139- 154, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9384. Acesso

em: 05 abr. 2020.

Fontes documentais

ABI-SÁBER, Nazira Féres. O que é Jardim da Infância. Rio de Janeiro: Editora Nacional de Direito, 1965.

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA BRASILEIRO-AMERICANA AO ENSINO

ELEMENTAR. Relatório do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (1956-1964). Belo Horizonte: Centro de Artes Gráficas do PABAEE, 1964.

VANDERBILT, Amy. O livro de etiquêta: um guia para uma vida elegante. Rio de Janeiro: Record, 1962.

WILSON, Margery. Cortesia: novo código social das boas maneiras. Rio de Janeiro: Livraria do Globo, 1947.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-19

Comment citer

Santos, M., & Waschinevski, S. (2021). A DIFUSÃO DAS BOAS MANEIRAS UNIVERSAIS POR MEIO DOS MANUAIS DO PABAEE-INEP. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 397–419. https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13410