[PRORROGAÇÃO] Chamada para submissão de artigos para o dossiê " Políticas de educação especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na educação básica- educação de jovens e adultos, educação profissional, educação indígena, educação quilombola e educação do campo"
Chamada para submissão de artigos para o dossiê " Políticas de educação especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na educação básica- educação de jovens e adultos, educação profissional, educação indígena, educação quilombola e educação do campo", organizado pelas professoras Dra. Clarissa Haas (UFRGS) e Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (UPF).
Este dossiê tem como objetivo central ampliar o debate no campo da pesquisa em educação sobre a dimensão da transversalidade da educação especial em relação às modalidades de ensino da educação básica, destacadas a seguir: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo.
Assim, constituem os principais eixos temáticos de discussão:
- O direito à educação elaborado como justiça social aos estudantes público-alvo da Educação Especial cujos contextos singulares de vida os inscrevem como demandantes das modalidades de ensino da educação básica em evidência neste dossiê;
- A identificação do público-alvo da educação especial nas respectivas modalidades de ensino da educação básica em uma dimensão interseccional;
- A configuração política e pedagógica das modalidades de ensino em transversalidade à educação especial envolvendo distintos contextos escolares, sistemas e redes de ensino;
- Os desafios, tensões e perspectivas em relação à inclusão escolar do público-alvo da educação especial na Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo.
Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 31.05.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente: