Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência

Autores/as

  • Graciele Marjana Kraemer

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9269

Palabras clave:

Política de Inclusão Escolar, Governamento, Modulação das Condutas

Resumen

O objetivo do presente estudo é analisar e problematizar como a política de inclusão escolar aciona tecnologias de modulação das condutas dos sujeitos com deficiência. A analítica que sustenta a problematização foi desenvolvida a partir do conceito foucaultiano de governamento. Verifica-se, por meio de pesquisa documental, que os investimentos operacionalizados via programas governamentais para promover a inclusão escolar potencializam um quadro político, econômico e social em que os efeitos da exclusão passem a ser atenuados. Como tecnologia de modulação das condutas das pessoas com deficiência, a participação é uma das condições elementares para a promoção da autonomia; essa condição, segundo a política de inclusão escolar, desenvolve-se a partir da configuração de investimentos na promoção da participação e do desenvolvimento individual.

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Biografía del autor/a

Graciele Marjana Kraemer

Graduada em Educação Especial – Deficientes da Audiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora do Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Brasil.

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Publicado

2020-07-22

Cómo citar

Kraemer, G. M. (2020). Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência. Momento - Diálogos Em Educação, 29(1), 71–87. https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9269