Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.9162

Palabras clave:

Sexualidades, Gênero, Preconceito, Formação de Professores(as), Diversidade na escola.

Resumen

Este estudo compartilha constatações evidenciadas na literatura sobre a normatividade cultural permeada por questões de gênero e sexualidade além de fomentar reflexão sobre propagação de diferença e discriminação a indivíduos considerados diferentes no ambiente escolar. Dentre as referências que embasam essa reflexão, destaca-se o livro “O corpo Educado: pedagogias da sexualidade”, organizado por Guacira Lopes Louro propondo desvelar a relação entre práticas escolares, corpo e sexualidade. A revisão bibliográfica mostra que a intolerância em relação à homossexualidade na sociedade repercute na escola e que há demanda de políticas educacionais acerca da diversidade sexual visando o combate à homofobia.

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Biografía del autor/a

Marilia Rocha Amando, Universidade de Pernambuco

Marília Rocha Amando é Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Mestranda do Programa de Pós Graduação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), Universidade de Pernambuco (UPE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação no Sertão do São Francisco (GEPHESF), Universidade de Pernambuco (UPE).

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Mestrado Profissional, da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Ensino-aprendizagem de Matemática, Didática da Matemática, Avaliação Educacional, Docência no Ensino Superior, Formação de Professores para a Diversidade Cultural e Educação a Distância. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores na perspectiva Intercultural com foco em Internacionalização da Educação Superior e em Avaliações da Educação Superior Intercultural na América Latina. Membro afiliado da Rede CpE, atua como Parecerista ad-hoc em eventos científicos da FEA/USP nas áreas de Matemática e Educação.

Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU foi orientando da Professora Dr. Selva Guimarães e no estágio de doutoramento(PDSE) co-orientado pelo professor Joan Pagès na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco-UPE. Membro do colegiado de Pedagogia e Coordenador de Extensão da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos em prisões, Educação em espaços não escolares e Gestão Educacional.

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Publicado

2019-12-18

Cómo citar

Amando, M. R., Cusati, I. C., & Carvalho, O. F. de. (2019). Normatividade cultural e marginalização das sexualidades: o preconceito no ambiente escolar contra a pessoa LGBT. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 128–147. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.9162

Número

Sección

Dossiê temático