Sei como sou? Análise dos processos metacognitivos utilizados pelos estudantes em situações de atividades escolares

Autores/as

  • Cleci Teresinha Werner Rosa Universidade de Passo Fundo http://orcid.org/0000-0001-9933-8834
  • Cassia de Andrade Gomes Ribeiro Universidade de Passo Fundo
  • Alvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8213

Palabras clave:

Pensamento metacognitivo. Autoimagem percebida. Tarefas de aprendizagem escolar.

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo descrever um estudo sobre as formas como estudantes do ensino médio identificam recorrer aos seus processos metacognitivos durante a realização de atividades de aprendizagem, bem como confrontá-las com as manifestações detectadas por observadores externos em duas situações distintas. Para isso, recorre à aplicação de um questionário metacognitivo e, a partir dele, seleciona um grupo de estudantes que são analisados durante duas atividades. Os alunos participantes constituem dois grupos distintos, os que declaram recorrer aos processos de pensamento metacognitivo e os que admitem ter dificuldades para isso. Dos resultados se pode inferir que tais grupos não se mantêm distintos quando investigados frente aos novos instrumentos de pesquisa. Com isso, conclui-se que a amostra investigada apresenta dificuldades para identificar seus processos metacognitivos.

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Biografía del autor/a

Cleci Teresinha Werner Rosa, Universidade de Passo Fundo

Professora e pesquisadora em Ensino de Física Doutora em Educação Científica e Tecnológica Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Cassia de Andrade Gomes Ribeiro, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Física-L Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo.

Alvaro Becker da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Engenheiro Mecânico Meste em Ciências Professor do Curso de Física - L da Universidade de Passo Fundo

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Publicado

2019-12-18

Cómo citar

Rosa, C. T. W., Ribeiro, C. de A. G., & Rosa, A. B. da. (2019). Sei como sou? Análise dos processos metacognitivos utilizados pelos estudantes em situações de atividades escolares. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 245–264. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8213

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo