Se não se sabe como alguém vai aprender, como avaliar na educação infantil?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.7970

Palabras clave:

Educação Infantil, Avaliação, Base Nacional Comum Curricular

Resumen

Em tempos de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que interfere diretamente no tripé Currículo, Formação Docente e Avaliação, o presente artigo problematiza os procedimentos avaliativos para além de uma lógica classificatória. Como campo problemático questiona como estabelecer, previamente, critérios avaliativos para a Educação Infantil, se nunca se sabe de antemão como alguém vai aprender? Como intercessores teóricos mobiliza os estudos de Carvalho (2009; 2012); Deleuze (2003; 2007); Esteban; Lacerda (2012); Kohan (2005); Lopes (2015); Sousa (1997; 2014). Metodologicamente, organiza uma problematização documental, a partir das legislações educacionais para a Educação Infantil e da BNCC. Considera o acompanhamento de registros de outras escritas possíveis dos processos aprendentes, apostando em processos de avaliação para além da lógica quantificável e dicotômica que predomina na Educação.

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Biografía del autor/a

Ana Cláudia Santiago Zouain, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestranda do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da UFES Bolsista FAPES Área de concentração: Currículos, Cotidianos, Subjetividades e Formação de Professores.

Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação da UFES Professora do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da UFES Professora do Centro de Educação Infantil Criarte - UFES Área de concentração: Currículos, Cotidianos, Subjetividades e Formação de Professores.

Citas

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Publicado

2019-10-12

Cómo citar

Santiago Zouain, A. C., & Ferreira Rodrigues Gomes, L. (2019). Se não se sabe como alguém vai aprender, como avaliar na educação infantil?. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 124–142. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.7970

Número

Sección

Artigos