Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7715

Palabras clave:

educação a distância, educação profissional, agroindústria, política pública.

Resumen

A inquietação em torno da oferta de cursos técnicos na modalidade a distância nos move à investigação de como esses cursos permitem atender aqueles estudantes que escolhem essa modalidade como possibilidade de formação. Assim, realizamos uma pesquisa com os egressos do curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal Sul Rio-grandense – IFSul - Campus CAVG, ofertado no polo de Santo Antônio da Patrulha. A pesquisa foi operacionalizada com um formulário do google docs. Através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, foi possível conhecer o discurso dessa coletividade propiciando uma interlocução entre as vozes dos egressos e dos teóricos que fundamentaram o estudo. O discurso destacou a importância das aulas práticas para o aprendizado, bem como para a necessidade de ajustes e melhorias no projeto do curso.

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Biografía del autor/a

Jéssica Fernanda Hoffmann, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves. Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas. Especialização em Educação profissional com Habilitação para Docência.

Ricardo Lemos Sainz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul.

Professor Titular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense – IFSUL. Doutor em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas. Atual na Pós-graduação Lato Sensu em Educação - Formação de professores do IFSul.

Cinara Ourique do Nascimento, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL

Professora Adjunta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense – IFSUL. Atua no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação. Possui Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Veridiana Krolow Bosenbecker, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Atualmente é Professora de Química do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Fedral Sul-Riograndense-Campus Pelotas.

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Publicado

2019-04-25

Cómo citar

Hoffmann, J. F., Lemos Sainz, R., Ourique do Nascimento, C., & Krolow Bosenbecker, V. (2019). Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 312–327. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.7715

Número

Sección

Artigos