Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia

Autores/as

  • Taisa de Sousa Ferreira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Marco Antonio Leandro Barzano Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

Currículo. Pedagogia. Gênero. Sexualidade

Resumen

Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taisa de Sousa Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenadora Geral de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz.

Marco Antonio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Publicado

2014-09-29

Cómo citar

Ferreira, T. de S., & Barzano, M. A. L. (2014). Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia. Momento - Diálogos Em Educação, 23(1), 147–166. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/momento/article/view/4692

Artículos más leídos del mismo autor/a