Lei Nº 10.639/2003: dez anos de implementação do currículo de educação das relações étnico-raciais

Autores/as

  • Cândida Soares da Costa Universidade Federal de Mato Grosso

Resumen

Em 2013, completam-se dez anos desde que se tornou obrigatória a inclusão de conteúdos pertinentes à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo da educação básica. Compreendemos que urge melhor entendimento sobre a dinâmica da implementação da Lei nº 10.639/03, de modo que se possa atentar aos fatores que influenciam essa implementação, em dimensões internas e externas à escola. Neste artigo, analisamos depoimentos de professoras que atuam no cotidiano educativo escolar, abordando diferentes aspectos do processo. O presente artigo tem por finalidade contribuir para o debate que aponta para a necessidade de avaliação do processo de implementação de política curricular de educação para as relações étnico-raciais no Brasil. Palavras-chave: Educação Implementação da Lei nº 10.639/03. Política curricular. Relações raciais.

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Biografía del autor/a

Cândida Soares da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Pesquisadora do Núcleo de Estudos Sobre Relações Raciais e Educação - NEPRE; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, nível Mestrado

Publicado

2014-02-28

Cómo citar

da Costa, C. S. (2014). Lei Nº 10.639/2003: dez anos de implementação do currículo de educação das relações étnico-raciais. Momento - Diálogos Em Educação, 22(1). Recuperado a partir de https://seer.furg.br/momento/article/view/4221