<b>As contribuições do construtivismo para o ensino de astronomia nos anos iniciais</b>
Palabras clave:
Ensino de astronomia. Anos Iniciais. Epistemologia Genética. ConstrutivismoResumen
Pretendemos aqui discutir quais as contribuições da epistemologia genética para a aprendizagem de temas da astronomia presentes no currículo dos anos iniciais do EF. Desta epistemologia surge, na pedagogia, a chamada metodologia construtivista. Demonstramos em nosso artigo que, ao utilizar uma metodologia que parta de perguntas e problemas o professor pode possibilitar a ação dos alunos sob o objeto de pesquisa e assim, tornar possível que construam seus conceitos sobre o mundo e possam cada vez mais complexificarem seus saberes. Ensinar astronomia desde os anos iniciais pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-matematico dos alunos, o que os torna capazes de compreender o mundo que os cerca, isto consequentemente influenciando na sua alfabetização cientifica, pois, cada vez mais poderão intervir no mundo de forma consciente. Neste sentido que acreditamos não apenas na inclusão de temas da astronomia no ensino de ciências, como também na necessidade de revisar as metodologias aplicadas nesta disciplina.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-04-03
Cómo citar
Bartelmebs, R. C., & Moraes, R. (2012). <b>As contribuições do construtivismo para o ensino de astronomia nos anos iniciais</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(1), 151–163. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/momento/article/view/2024
Número
Sección
Artigos
Licencia
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.