O INÍCIO DE CARREIRA COMO DOCENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

uma reflexão através do estado do conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16916

Palabras clave:

Estado do conhecimento, Educação Especial, Início de carreira docente

Resumen

O objetivo deste estudo é refletir sobre o início de carreira como Professor de Educação Especial (PEE) na Educação Básica. Para isso, foi realizado um mapeamento das pesquisas publicadas entre os anos de 2015 a 2021. O ano inicial foi selecionado devido à instituição da Lei Brasileira de Inclusão (LBI 13.146/2015), que busca assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, (Art. 1), e garante a disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio (Art. 28, XI). Esta pesquisa é de natureza documental, sendo classificada como estado do conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006), e baseia-se em um mapeamento das pesquisas disponíveis no banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionadas 12 pesquisas. As análises foram realizadas considerando a relação com o ensino e abordando a prática pedagógica dos professores em sala de aula, tanto no início de suas carreiras, de forma geral, quanto especificamente na área de Educação Especial. Alguns resultados ressaltam a importância do trabalho colaborativo como fundamental para o desenvolvimento da prática pedagógica, beneficiando tanto os professores da Educação Especial quanto os docentes em início de carreira. Além disso, destaca-se a necessidade da formação docente continuada, da reflexão sobre a prática pedagógica e das políticas de acompanhamento ao longo da carreira dos professores da Educação.

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Biografía del autor/a

Marta Jussara Morais da Silva Maia, POSENSINO

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora de Pedagogia/Educação especial da rede pública do Estado do Rio Grande do Norte.

Maria Margarita Villegas, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (POSENSINO), associação UERN, UFERSA e IFRN

Possui doutorado pela Universidad de Carabobo (2003). Atua no programa de pós-graduação em Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no programa de pós-graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
E-mail para contato: margarita.ufersa@gmail.com

Citas

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Publicado

2024-12-16

Cómo citar

Morais da Silva Maia, M. J., & Margarita Villegas, M. (2024). O INÍCIO DE CARREIRA COMO DOCENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma reflexão através do estado do conhecimento. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 316–333. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16916