ARE HUMAN RIGHTS THE RIGHTS WE HAVE?

ENEM’s essay and Venezuelan students in Brazil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16060

Palabras clave:

Intercultural Education, Student Writing, Evaluation Methods, Education for Diversity

Resumen

En los últimos años, debido a una grave crisis humanitaria, más de siete millones de venezolanos/as han dejado su país y muchos/as se están desplazando hacia Brasil como destino migratorio. Para las familias venezolanas, la educación representa una oportunidad de integración e inclusión en la sociedad anfitriona. Sin embargo, los/as estudiantes venezolanos/as matriculados/as en la secundaria enfrentan diversos obstáculos para prepararse y rendir el ENEM, un examen nacional de acceso a la educación superior en Brasil. Basado en literatura sobre el ENEM y migrantes en Brasil, así como en una investigación etnográfica realizada en dos escuelas públicas en el estado de Paraíba, este trabajo describe las dificultades y desafíos que el ENEM, específicamente la sección de redacción, impone a los/as alumnos/as venezolanos/as. Los resultados indican que ellos y ellas enfrentan desafíos significativos con relación al idioma portugués y a barreras institucionales. Además, la redacción del ENEM es percibida como el mayor de estos desafíos, debido a la falta de repertorio sociocultural sobre Brasil, lo que dificulta aún más la producción de un texto argumentativo que exige reflexión sobre temas socioculturales brasileños y una propuesta de intervención social que respete los derechos humanos.

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Biografía del autor/a

Daniel Guillermo Gordillo Sánchez, Universidade Federal da Paraíba

Natural da Colômbia. Recentemente finalizou um estágio doutoral na Faculdade de Educação da Universidade de Hamburgo, Alemanha, sob a orientação da professora Silvia Melo-Pfeifer. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), na linha de pesquisa Estudos Culturais da Educação, sob orientação da professora Maria Eulina Pessoa de Carvalho. Desenvolve sua tese sobre o processo de inserção e acolhimento dos/as estudantes venezuelanos/as nas escolas públicas da Paraíba. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Bacharel em Antropologia pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Licenciado em Letras-Espanhol pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Bibliotecário pela Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia). Experiência como professor de língua espanhola e coordenador da área de linguagens no sistema público de educação básica da Paraíba. Experiência no magistério superior como docente (professor substituto) de Língua Espanhola e Práticas de Leitura e Produção de Textos.  Professor coordenador/orientador de Língua Espanhola do programa Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras, na Universidade Federal da Campina Grande (UFCG). Áreas de atuação e interesse: educação intercultural, estudos decoloniais, linguística aplicada, migração na escola e plurilinguismo.

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), Mestra em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University, USA (1997). Pós-doutorado na Universidade de Valencia, Espanha (2011). Professora titular da Universidade Federal da Paraíba, lecionando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão. Coordenadora do GT 23 Gênero, sexualidade e educação da ANPED (2021-2023). Pesquisa e orienta em gênero e educação superior, mulheres em CTEM, gênero e educação infantil, gênero e formação docente, relações escola-família e dever de casa. Bolsista de produtividade CNPQ

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Publicado

2024-01-09

Cómo citar

Gordillo Sánchez, D. G., & Pessoa de Carvalho, M. E. (2024). ARE HUMAN RIGHTS THE RIGHTS WE HAVE? : ENEM’s essay and Venezuelan students in Brazil. Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 195–219. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16060