<b>O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil</b>

Autores/as

  • Maria Teresa Telles Ribeiro Senna

Palabras clave:

Contexto sociocultural. Desenvolvimento cognitivo da criança. Matemática inicial na Educação Infantil.

Resumen

Consideramos, neste artigo, o reconhecimento do contexto sociocultural como imprescindível para a criança desenvolver ferramentas cognitivas, as quais lhe permitam lidar satisfatoriamente com as situações de vivência diária da matemática inicial, em escolas de Educação Infantil. Esse reconhecimento servirá de base para uma análise que localize a valorização social e cultural para as práticas matemáticas da criança, com resultado na futura aprendizagem formal do conhecimento na área. A primeira parte do texto apresenta considerações de autores envolvidos com o desenvolvimento humano e sua ligação direta com as práticas sociais e culturais. Trazemos, na segunda parte do texto, algumas contribuições de autores diretamente ligados com a área da matemática inicial e suas convicções acerca da importância do papel do contexto sociocultural para o desenvolvimento de ferramentas cognitivas, específicas na criança. A terceira e última parte do texto apresenta o recorte de uma pesquisa realizada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, com crianças entre 2 e 5 anos e adultos profissionais, com análise dos momentos vivenciados na apresentação espontânea de conceitos numéricos iniciais.

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Biografía del autor/a

Maria Teresa Telles Ribeiro Senna

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1979), mestrado em Linguística - Psicolinguística - pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Psicopedagogia e Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010).

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2010-11-12

Cómo citar

Senna, M. T. T. R. (2010). <b>O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(1), 137–153. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/momento/article/view/1462

Número

Sección

Artigos