Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Práticas docentes na escola pública e diversidades"
Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Práticas docentes na escola pública e diversidades" organizado pelas professoras Marta Nörnberg (UFPel), Márcia de Souza Hobold (UFSC) e Eliana da Silva Felipe (UFPA). O dossiê será publicado no número 2 (mai./ago.) de 2025 da Revista Momento.
O presente dossiê objetiva reunir um conjunto de pesquisas que tenham como temática central as práticas docentes e suas diversidades, valorizando a multiplicidade de contextos, territórios e sujeitos implicados nestas práticas, assim como a pluralidade teórica e prática que as interroga e as interpreta criticamente. Parte-se do entendimento de que pesquisas sobre práticas docentes na escola pública, produzidas em contextos em que as diversidades são constitutivas e constituintes dos processos educativos, ainda são pouco evidenciadas na área de Educação.
As pesquisas sobre práticas docentes são essenciais à compreensão da escola como lugar de relações e mediações que acontecem em territórios diversos: centros e periferias urbanas, assentamentos, comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, entre outros, e nos quais o diverso e o plural ganham concretude. As práticas docentes nos permitem conhecer e aprender processos de ensino (práticas docentes) e de aprendizagem (processos de aprender dos/as estudantes) forjados em contextos de grande sociodiversidade: social e econômica, cultural, étnica e religiosa, de gênero e raça, diversidades por vezes marcadas pela negação de direitos e vividas em situação de violência e exclusão social. Posto que os e as docentes se deparam com esses contextos e agem sobre eles, as pesquisas contribuem para descrever e interpretar as práticas em seu fazer e em suas finalidades. A temática proposta consubstancia as pesquisas que as organizadoras, proponentes deste dossiê, têm se dedicado há décadas no exercício da docência na graduação e na atuação em entidades científicas no campo educacional, a exemplo do GT 8 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Andipe), da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf). As publicações, pesquisas e orientações de mestrado, doutorado, de trabalho de conclusão de curso, de iniciação científica e de supervisão de estágio na graduação e pós-graduação e também as supervisões de pós-doutoramento envolvem as temáticas que embasam a proposta deste dossiê.
Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos no período de 06.01.2025 até 28.02.2025.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:
https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions