Vulnerabilidade linguistica e educação de surdos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9272

Keywords:

vulnerabilidade, língua, inclusão

Abstract

O artigo discute a manutenção da histórica vulnerabilidade linguística atribuída às pessoas com surdez e problematiza a precarização das condições de desenvolvimento e sustentabilidade do sujeito. Para tanto, usou-se o conceito foucaultiano de governamento como uma ferramenta de análise em um conjunto de políticas linguísticas de educação de surdos no Brasil. A partir do material, foi possível identificar que o mecanismo da escolha parental opera como uma estratégia de planejamento linguístico fortemente articulada à uma prática de condução pela língua oficial que age na manutenção da vulnerabilidade linguística dos surdos e na precarização de suas condições de formação e trabalho. Assim, entende-se a língua oficial como parte de um dispositivo que instaura a in/exclusão como condição contemporânea e que atua em uma espécie de repatriação de surdos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Henrique Witchs, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor e mestre em Educação. Graduado em Ciências Biológicas.

Maura Corcini Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora e mestra em Educação. Graduada em Educação Especial. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

References

BACELLAR, Arnaldo de Oliveira. A surdo mudez no Brasil (cadeira de hygiene). Série Histórica. v. 6. Rio de Janeiro: INES, [1926] 2013.

BERENBLUM, Andrea. A invenção da palavra oficial: identidade, língua nacional e escola em tempos de globalização. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. In: Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2002. p. 23.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). In: Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2015. p. 2.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. In: Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2005. p. 28.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 42.728, de 3 de dezembro de 1957. Institui a Campanha para a Educação do Surdo Brasileiro. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 1957. p. 27069.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 243, de 15 de abril de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 73, 2016.

CALVET, Louis-Jean. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial; IPOL, 2007.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault – um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

DAVIS, Lennard. Enforcing normalcy: disability, deafness, and the body. London; New York: Verso, 1995.

DECROSSE, Anne. Um mito histórico, a língua materna. In: VERMES, Geneviève; BOUTET, Josiane (Orgs.). Multilinguismo. Campinas: Editora da Unicamp, 1989. p. 19-29.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FRANCO, José Eduardo. O Marquês do Pombal e a invenção do Brasil: reformas coloniais iluministas e a protogênese da nação brasileira. Cadernos IHU Ideias, São Leopoldo, Unisinos, a. 13, n. 220, v. 13, p. 3-30, 2015.

HACKING, Ian. Ontologia histórica. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009.

JANSON, Tore. A história das línguas: uma introdução. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

LODI, Ana Claudia Balieiro. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educação e Pesquisa, São Paulo, USP, v. 39, n. 1, p. 49-63, jan./mar. 2013.

LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Elí Henn. Inclusão & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

LOPES, Mauta Corcini. ¿Qué hay entre las políticas de inclusión y las prácticas pedagógicas en la escuela? Revista Sudamérica, Buenos Aires, n.9, p.73-94, 2018.

MAGALHÃES, Anderson Salvaterra. Políticas linguísticas e historicização do Brasil: a escrita na construção vernacular. Gragoatá, Niterói, UFF, v. 17, n. 32, p. 99-116, 1. sem. 2012.

PONTIN, Bianca Ribeiro. Discursos e processos de normalização dos sujeitos surdos através de próteses auditivas nas políticas de governo da atualidade. 2014. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

QUADROS, Ronice Müller de; PIZZIO, Aline Lemos; CRUZ, Carina Rebello; SOUSA, Aline Nunes de. Mosaico da linguagem das crianças bilíngues bimodais: estudos experimentais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, UFMG, v. 16, n. 1, p. 1-24, mar. 2016.

QUADROS, Ronice Müller de. Língua de herança: língua brasileira de sinais. Porto Alegre: Penso, 2017.

STANDING, Guy. O precariado. A nova classe perigosa. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

THOMA, Adriana da Silva; KRAEMER, Graciele Marjana. A educação de pessoas com deficiência no Brasil: políticas e práticas de governamento. Curitiba: Appris, 2017.

VEIGA-NETO, Alfredo. Coisas do governo. In: RAGO, Margareth; ORLANDI, Luiz B. Lacerda; VEIGA-NETO, Alfredo (org.). Imagens de Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro, 2002. p. 13-34.

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. Ser bilíngue: estratégias de sobrevivência dos sujeitos surdos na sociedade contemporânea. In: VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; LOPES, Maura Corcini (Orgs.). Educação de surdos: políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010. p. 48-67.

Published

2020-07-22

How to Cite

Witchs, P. H., & Lopes, M. C. (2020). Vulnerabilidade linguistica e educação de surdos. Momento - Diálogos Em Educação, 29(1), 203–221. https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9272