A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9118Keywords:
Educação ambiental transformadora. Emancipação. Ecocidadania.Abstract
Este trabalho, uma reflexão teórica, de abordagem qualitativa, tem como objetivo encontrar relações entre a educação problematizadora proposta por Freire, a formação ecocidadã e a educação ambiental transformadora, bem como relacionar seus princípios aos fundamentos da emancipação humana. O artigo inicia problematizando como a educação ambiental e a educação para a cidadania são trabalhados nas escolas e interligando os questionamentos ao Ensino de Ciências. Posteriormente, são apresentadas as reflexões teóricas sobre a pedagogia freireana, a formação ecocidadã e a educação ambiental transformadora, relacionando-as como fundamentos para a emancipação humana. Conclui-se o texto argumentando que, através da intersecção entre esses fundamentos educacionais, que são diversos e complementares entre si, é possível promover a emancipação dos sujeitos, a consciência socioambiental e a transformação da realidade.
Downloads
References
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / secretaria de Educação Fundamental. Brasília:MEC/SEF, 1997.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COLOMBO, S. R. A Educação Ambiental como instrumento na formação da cidadania. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. vol. 14, nº 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2691/2057. Acesso em: 19 ago. 2017.
DELIZOICOV, D. La educacion em Ciencias y la Perspectiva de Paulo Freire. Alexandria, 2008. p. 37-62. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37486. Acesso em: 15 set. 2017.
DICKMANN, I; CARNEIRO, S. M. M. Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 21, n°. 45, p. 87-102, jan./abr. 2012. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/334. Acesso em: 20 abr. 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
_________. Pedagogia do Oprimido. 23º Reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Anca/MST, 1994.
_________. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GADOTTI, M. A Carta da Terra, o tratado de educação ambiental e a educação para o desenvolvimento sustentável. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5. Anais... Joinville: 2006.
________. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década de educação para o desenvolvimento sustentável. Série Unifreire; 2. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
________. Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável. In: Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2001. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/gt/20101010031842/4gadotti.pdf. Acesso em: 10 set. 2017.
GERALDO, A. C. H. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. (Coleção formação de professores). Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2009.
GOMES, R. K. S.; NAKAYAMA, L.; SOUSA, F. B. B. de. A Educação Ambiental formal como Princípio da Sustentabilidade na Práxis Educativa. REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Volume Especial. jul/dez 2016. p. 11-39. Disponível em: https://www.seer.furg.br/remea/article/viewFile/5280/4347. Acesso em: 02 dez. 2017.
GUTIÉRREZ, F. Ciudadania planetaria. Heredia, mimeo, 1996.
LOUREIRO, C. F. B. (Org.) Cidadania e meio ambiente. Série Construindo os Recursos do Amanhã. v. 1. Salvador: Centro de Recursos Ambientais, 2003a.
_______. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente e Educação, Rio Grande, 8. p. 37-54, 2003b. Disponível em: https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/897. Acesso em: 15 jun. 2017.
_______. Educação Ambiental Transformadora. In LAYRARGUES, P. P. (org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004 (p.65-84).
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MENEZES, M. G. de; SANTIAGO, M. E. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Pro-Posições. v.25. nº. 3. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n3/v25n3a03.pdf .Acesso em: 25 maio 2017.
PINEAU, G. (Org.). De l´air: essai sur l´écoformation. Paris: Païdéia, 1992.
SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005a. Disponível em:
http://www.foar.unesp.br/Home/projetoviverbem/sauve-ea-possibilidades-limitacoes-meio-ambiente---tipos.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
______. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: Educação Ambiental: pesquisa e desafios. SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Org.). Porto Alegre: Artmed, 2005b.
______. Conferência Magna: A educação Científica e a Ecocidadania. CIECITEC: Santo Ângelo, 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7hVat06oa5Q. Acesso em: 15 nov. 2017.
Downloads
Published
Versions
- 2021-05-05 (2)
- 2021-05-04 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.