Infância, cinema, lirismo: a poética do sonho de Wadjda

Authors

  • Michele de Freitas Faria de Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe
  • Rui Benevides Prates Universidade Federal da Bahia
  • Marcos Ribeiro de Melo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8393

Keywords:

infância, relações de gênero, etnografia de tela

Abstract

Aproximando imagens cinematográficas, poéticas e traquinagens, este artigo procura desestabilizar certezas sobre infância e relações de gênero. Experimentando uma etnografia de tela, nos encontramos com “O sonho de Wadjda”, em uma dupla caminhada: acompanhando os passos da menina-personagem e da diretora do longa-metragem, Haiffa Al Mansour, em suas possibilidades de transver, desdizer, inventar realidades. Enquanto esta subverte seu lugar de mulher-cineasta na cultura androcêntrica/patriarcal árabe, Wadjda, guiada pelo desejo de comprar uma bicicleta verde, põe em xeque as engrenagens religiosa e escolar que limitam seu território existencial. Mansour e Wadja reinventam a própria vida e, assim, nos convidam a embarcar em devires-criança e devires-mulher.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Psicologia (UFS); mestrado em Saúde coletiva (ISC/UFBA); doutorado em Educação (UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia (UFS) e do PPGPSI/UFS.

Rui Benevides Prates, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Filosofia (UFBA); Graduação em Psicologia (UFS). Foi bolsista PIBIC do grupo de pesquisa Balbucios (UFS) de 2016 a 2018.

Marcos Ribeiro de Melo, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Psicologia (UFS); mestrado em Saúde coletiva (ISC/UFBA); doutorado em Educação (UFRGS). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia (UFS) e do PPGCine/UFS.

References

FOUCAULT, Michel. Polêmica, política e problematizações. In: _________. Ditos & Escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

HIKIJI, Rose S. G. Antropólogos vão ao cinema - observações sobre a constituição do filme como campo. Cadernos de Campo, São Paulo, v. 7, p. 91-113, 1998.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 32-51.

KOHAN, Walter Omar. Infância e Filosofia. In: SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares. Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 40-61.

KOHAN, Walter Omar. Devir-criança na filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 55-62.

KOHAN, Walter Omar. Visões de filosofia: infância. Alea, Rio de Janeiro , v. 17, n.2, p.216-226, Dec. 2015.

KRAMER, S.; MOTTA, F.M.N. Criança. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM. Disponível em: < http://www.gestrado.net.br/?pg=dicionario-verbetes&id=107>, acesso em 11 de junho de 2018.

LARROSA, Jorge. O enigma da infância. In: ___. Pegadogia Profana: danças, piruetas e mascarados. Belo Horizonte: Autêntica, 2006a, p. 183-198.

LARROSA, Jorge. As crianças e as fronteiras: várias notas a propósito de três filmes de Angelopoulos e uma coda sobre três filmes iranianos. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LARROSA, Jorge; LOPES, José Miguel. A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006b, p. 51-73.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

LOURAU, Renè. A análise institucional. Petrópolis, Vozes, 1995.

LOURO, Guacira L. Pedagogias da sexualidade. In: ______. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2007, pp.7-34.

MACHADO, Dagoberto; VASCONCELOS, Michele; MELO, Aldo. O corpo como fio condutor para a ampliação da clínica. Polis e Psique, Vol. 2, Número Temático, 2012, pp. 147-170.

MARCELLO, Fabiana de Amorim. Cinema e educação: da criança que nos convoca à imagem que nos afronta. Revista Brasileira de Educação, v. 13, p. 343-356, 2008

MARCELLO, Fabiana de Amorim. Quando o cinema vê a criança pelo avesso. In: DORNELLES, Leni Vieira; BUJES, Maria Isabel Edelweiss (org.). Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012, p. 131-160.

QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre a "infância como um fenômeno social". Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 1, p. 199-211, abr. 2011.

NDIAYE, Marie. A diaba e sua filha. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, Demasiado Humano (tradução de Paulo Cezar de Souza). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, Demasiado Humano II. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

O SONHO de Wadja. Direção: Haiffa Al Mansour. [S.I.]: Imovision, 2012, 1 DVD (98 min.).

POLAYNE, Patrícia. Arrastada. Intérpretes: Patrícia Polayne. O Circo Singular, 2009. 1 CD.

PARAISO, Marluci. Raciocínios generificados no currículo escolar e possibilidades de aprender. In: LEITE, C. et al. (org.). Políticas, fundamentos e práticas do currículo. Porto, Porto Editora, 2011.

PAULON, Simone. A desinstitucionalização como transvaloração. Apontamentos para uma terapêutica ao niilismo. Athenea, n. 10, p. 121-136, 2006.

PELBART, P. P. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.

PRADO Jr., Plínio. O suplício da infância: notas sobre Bergman e a condição de infans. In:

ROCHA, Firmino. O Canto do dia Nôvo. Salvador: Mensageiro da Fé, 1968.

ROLNIK, S. Toxicômanos de identidade: subjetividade em tempo de globalização. In: LINS, D. (org.). Cultura e subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus, 1997. p. 19-24.

TEIXEIRA, Inês A. de Castro; LARROSA, Jorge; LOPES, José Miguel. Olhar a infância. In: ___. A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 11-28.

Published

2019-12-18

How to Cite

Vasconcelos, M. de F. F. de, Prates, R. B., & de Melo, M. R. (2019). Infância, cinema, lirismo: a poética do sonho de Wadjda. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 26–46. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8393

Issue

Section

Dossiê temático