“Para uso dos meninos, ou dos que principião o a b c”: orientações e advertências de um pai para o ensino das letras em um dicionário pedagógico que circulou no espaço luso-brasileiro no século xviii

Authors

  • Giana Lange do Amaral Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Fernando Ripe

Keywords:

Literatura de Comportamento Social. Condutas morais. Manual Pedagógico. Século XVIII.

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar os discursos que orientaram certas prescrições para o ensino das letras presentes na obra Diccionario Pueril para o uso dos meninos, ou dos que principião o A B C, e a soletrar diccções (1784), cuja autoria foi registrada ao pernambucano Luiz Alvares [Alves] Pinto. Publicado em Portugal no século XVIII, estas instruções orientavam práticas educativas para aprender o alfabeto da Língua Latina. A publicação de dicionários, manuais e tratados de cariz pedagógico e de bons costumes teve relativo sucesso editorial no setecentos lusitano. Neste estudo enquadramo-lo na categoria de Literatura de Comportamento Social, pois se constitui como um importante instrumento capaz de promover máximas morais, geralmente católicas, e de guiar condutas sociais que contribuíam eficientemente na manutenção e bom funcionamento da corte portuguesa e da sua principal colônia.

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Author Biographies

Giana Lange do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – PPGE- FAE/UFPEL. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED – Educação.

Fernando Ripe

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – PPGE/UFPE. Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEIHE - FaE/UFPEL.

Published

2017-02-09

How to Cite

do Amaral, G. L., & Ripe, F. (2017). “Para uso dos meninos, ou dos que principião o a b c”: orientações e advertências de um pai para o ensino das letras em um dicionário pedagógico que circulou no espaço luso-brasileiro no século xviii. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 247–268. Retrieved from https://seer.furg.br/momento/article/view/5869

Issue

Section

Artigos