Os livros de leitura ¿quieres leer? e queres ler?: do URUGUAI para o RIO GRANDE DO SUL
Keywords:
¿Quieres Leer?, Queres Ler?, Uruguay-Rio Grande do SulAbstract
O objetivo deste artigo é fazer uma comparação entre a obra didática para ensino da leitura e da escrita ¿Quieres Leer?, do professor uruguaio José Henriques Figueira e a adaptação Queres Ler?, feita pelas professoras gaúchas Olga Acauan e Branca Diva Pereira e publicada pela Editora Selbach, do Rio Grande do Sul (Brasil). Tratava-se de um livro cujo método era caracterizado como “intuitivo analítico-sintético de leitura e escrita corrente de palavras e frases básicas ou normais”. Com o intuito de identificar similaridades e diferenças utilizamos, para essa análise comparativa, três exemplares: uma edição uruguaia (s/d) e duas edições gaúchas – 3ª ed. (1929) e 32ª ed. (s/d). Foram cotejados tanto aspectos referentes à proposta didático-pedagógica como gráfico-editorial.Downloads
References
ACAUAN, Olga; SOUZA, Branca Diva Pereira de. ¿Queres ler?: primeiro livro. 4ª ed. Porto Alegre: Livraria Selbach de J. R. da Fonseca & Cia. 1931.
____________________________________________. ¿Queres ler?: primeiro livro. 3ª ed. Porto Alegre: Livraria Selbach de J. R. da Fonseca & Cia. 1929.
ACAUAN, Olga; SOUZA, Branca Diva Pereira de. Queres ler?: primeiro livro. 32ª ed. Porto Alegre: Livraria Selbach de Selbach & Cia.
ARRIADA, Eduardo; TAMBARA, Elomar. Uma história editorial: tipografias, editoras e livrarias de Pelotas. In: RUBIRA, Luís (Org.). Almanaque do Bicentenário de Pelotas. Volume 2. Santa Maria: Gráfica e Editora Pallotti, 2014, pp. 227-269.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (org.). Práticas de Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
_________. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
_________. As revoluções da leitura no Ocidente. In: ABREU, Márcia. Leitura, História e História da Leitura. São Paulo: ALB/FAPESP/Mercado de Letras, 2000.
CORSETTI, Berenice. Controle e Ufanismo: A escola pública no Rio Grande do Sul (1889/1930). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria. UFSM, RS, 1998.
DECRETO n. 89 de 02 de fevereiro de 1897. Reorganiza a instrução primária do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Officinas typographicas d’ A Federação, 1897.
DECRETO n. 874 de 28 de fevereiro de 1906. Reorganiza o serviço da instrução pública do Estado. In: A Federação. Porto Alegre, 09 de março de 1906.
FIGUEIRA, José Henriques. ¿Quieres Leer?. Casa A. Barreiro y Ramos. S.A. Montevideo.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Livros para ensinar a ler e escrever: uma pequena análise da visualidade de livros produzidos no Brasil, em Portugal, e na França, entre os séculos XIX e XX In: BRAGANÇA, Aníbal; ABREU, Márcia. Impresso no Brasil. Dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora da UNESP, 2010a. pp. 171-190.
_______. Livros de leitura de Abílio César Borges: ideários pedagógicos, produção e circulação. In: SCHWARTZ, Cleonara; PERES, Eliane; FRADE, Isabel Cristina A. S.. (Org.). Estudos de História da Alfabetização e da Leitura na Escola. 1 ed. Vitória, ES: EDUFES, 2010b. pp. 171-208.
_______. Arthur Joviano: um estudo sobre as relações entre autor, Estado, editoras, usuários e sobre método de palavras em Minas Gerais, no início do século XX. In: SCHWARTZ, Cleonara; PERES, Eliane; FRADE, Isabel Cristina A. S.. (Org.). Estudos de História da Alfabetização e da Leitura na Escola. 1 ed. Vitória, ES: EDUFES, 2010c. pp. 209-252.
GIOLO, Jaime. Estado, Igreja e Educação no RS da Primeira República. Tese de Doutorado. (Doutorado em História e Filosofia da Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. SP. 1997.
HALLEWELL, L. O livro no Brasil: sua história. 2º edição. São Paulo: Edusp, 2005.
PERES, Eliane Teresinha. A produção e o uso de livros de leitura no Rio Grande do Sul: Queres Ler? e Quero Ler. [89-103]. História da Educação. Vol. 3. Nº 6. Pelotas: Editora da UFPEL, outubro de 1999.
______. Aprendendo formas de pensar, sentir e de agir. A escola como oficina da vida: discursos pedagógicos e práticas escolares da Escola Pública Primária Gaúcha (1909-1959). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. UFMG, 2000.
PFROMM NETTO, Samuel et alli. O livro na Educação. Rio de Janeiro: Primor/INL, 1974.
PORTO ALEGRE. A Federação.
Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=388653 .
RELATÓRIO apresentado ao Sr. Dr. A. A. Borges de Medeiros. Presidente do Estado do Rio Grande do Sul. Pelo Dr. Protásio Antonio Alves. Secretário de Estado dos Negócios do Interior e Exterior. Em 08 de setembro de 1913. Porto Alegre: Officinas Graphicas da Livraria do Globo, 1913.
RELATÓRIO apresentado ao Dr. Getúlio Vargas, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Dr. Oswaldo Aranha, Secretário de Estado dos Negócios do Interior e Exterior. Em 28 de agosto de 1929. Porto Alegre: Officinas Graphicas d’ “A Federação”, 1929.
TAMBARA, Elomar. Positivismo e Educação: a educação no rio grande do sul sob o castilhismo. Pelotas: Editora Universitária/UFPel, 1995.
TRINDADE, Iole Maria Faviero. A invenção de uma nova ordem para as cartilhas: ser maternal, nacional e mestra. Queres ler?. Tese de Doutorado. Programa de Pós- Graduação em Educação – UFRGS, 524f. Porto Alegre, 2001.
___________ Identidades alfabetizandas. Entrevistas. Projeto de pesquisa CNPq/FAPERGS, Porto Alegre, s/d.
VALDEMARIM, Vera Teresa. Método Intuitivo: os sentidos como janelas e portas que se abrem para um mundo interpretado. In: SOUZA, R. F., VALDEMARIM, V. T. e ALMEIDA, J. S. O legado educacional do século XIX. Araraquara: UNESP, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.