Caminhos percorridos para a implementação da lei nº 10.639/03 nas escolas da rede municipal de ensino de Esteio-RS
Abstract
Este artigo apresentar os resultados da pesquisa que investigou como a política antirracista (Lei Federal 10.639/03) foi recontextualizada pelo magistério municipal de Esteio, representado pelo Grupo de Estudo sobre Africanidades no período de 2003 a 2008. A pesquisa tem como orientação metodológica o estudo de caso qualitativo iluminado pelo paradigma da Teoria Crítica. A pesquisa indicou que os professores não tomam os textos das políticas como meros executores. Esses atores sociais são capazes de interpretar, reinterpretar e recriar as políticas no contexto da prática cotidiana das escolas. O Grupo de Estudos sobre Africanidades materializa o processo e os movimentos de interpretação e reinterpretação dos instrumentos antirracistas na rede municipal de ensino de Esteio. Palavras-chave: Lei Federal nº 10.639/03. Ciclo de Políticas. Ações Afirmativas na Educação Básica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-02-28
How to Cite
Chagas, W. dos S., & Molina, R. K. (2014). Caminhos percorridos para a implementação da lei nº 10.639/03 nas escolas da rede municipal de ensino de Esteio-RS. Momento - Diálogos Em Educação, 22(1). Retrieved from https://seer.furg.br/momento/article/view/4224
Issue
Section
Artigos
License
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.