MEMÓRIAS TRAMANDAIENSES:

Um estudo de História da Educação a partir de um perfil do Facebook

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17306

Keywords:

História da Educação, Fontes Históricas, Acervos

Abstract

Este artigo insere-se em uma pesquisa maior intitulada “História da Educação, Educação Profissional e Relações de Trabalho e Educação no Litoral Norte gaúcho (séculos XIX, XX e XXI)”, que se dedica ao estudo da História da Educação, da Educação Profissional e das Relações Trabalho e Educação enquanto busca localizar e identificar fontes históricas que contribuam para o desenvolvimento dessa pesquisa. Dentro dessa perspectiva, foi realizado um levantamento acerca das Redes Sociais, tais como Blogs, Instagram e Facebook, que se dedicam a registrar e divulgar arquivos e publicações referentes à Educação sobre o município de Tramandaí. Mediante a importância da página do Facebook localizada, o presente artigo propõe-se a discorrer sobre as questões metodológicas que pautaram a investigação, sejam elas levantamento de dados, critérios de seleção, formas de catalogação, identificação e análises iniciais.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dandara Gomes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do rio Grande do Sul - Campus Osório

Graduanda em Licenciatura em Letras, aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e bolsista FAPERGS. E-mail: dandstylinson28@gmail.com 

 

Keila da Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório

 Licencianda em Letras, aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e bolsista CNPq. E-mail: souzakeila639@gmail.com

Maria Augusta Martiarena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do rio Grande do Sul - Campus Osório

 Pós-doutora e Doutora em Educação, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. E-mail: martiarena.augusta@gmail.com

References

BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Vozes, Petrópolis, 2019.

BENCOSTTA, M. L. A escrita da arquitetura escolar na historiografia da educação brasileira (1999-2018). Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, p. e064, 16 jun. 2019.

CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de trabalho e educação: Gênese e disputas na formação de trabalhadores (Rio de Janeiro, 1930-60). 1. ed.. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

COMAS RUBÍ, Francisca; ANDRÉS, María del Mar Pozo. Fotografía, propaganda y educación. Presentación. Historia y Memoria de la Educación 8, 2018, p. 9-21.

FRAGO, A. V., ESCOLANO, A.Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 4. ed. - São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

MARTIARENA DE OLIVEIRA, M. A.; VIANNA, M. Memórias de uma instituição em construção: – a narrativa imagética do IFRS-Campus Osório (2010-2013). História Revista, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 31–53, 2020. DOI: 10.5216/hr.v25i2.63657. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/63657. Acesso em: 3 maio. 2024.

MARTIARENA DE OLIVEIRA, Maria Augusta. Instituições e práticas escolares como representações de modernidade em Pelotas (1910 - 1930): imagens e imprensa/ Maria Augusta Martiarena de Oliveira; Orientadora: Giana Lange do Amaral. – Pelotas, 2012. 403f.

PENNA, Mariana Afonso. História, tecnologias e movimentos sociais: ferramentas computacionais e pesquisa histórica no avançar dos “tempos modernos”. In: Ensaios sobre usos e apropriações da cultura digital na pesquisa e ensino de história / Organizadores Thálita Maria Francisco da Silva, George Leonardo Seabra Coelho, Luiz Gustavo Martins da Silva, et al. – Rio de Janeiro: e-Publicar, 2023.

ROSENZWEIG, Roy. Clio Conectada: O futuro do passado na era digital. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.

SANTAELLA, Lucia. A natureza metamórfica da fotografia in Projeto História, São Paulo, v. 70, pp. 65 - 91, Jan.-Abr., 2021.

SILVA, Polyana Inácio Rezende. Dinâmicas Comunicacionais Na Representação Da Vida Cotidiana Instagram: um modo de narrar sobre si, fotografar ou de olhar para se ver in: Intercom: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Minas Gerais, 2012.

Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2012/resumos/r33-1626-2.pdf

SUREDA, Bernat. Consideraciones sobre el concepto de educación en las investigaciones históricas. Mayurqa: Revista Del Departament de Ciències Històriques i Teoria de les Arts, Nº 17, págs. 327-330, 1978.

Published

2024-12-16

How to Cite

Gomes Rodrigues, D., da Silva Souza, K., & Martiarena, M. A. (2024). MEMÓRIAS TRAMANDAIENSES: : Um estudo de História da Educação a partir de um perfil do Facebook. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 442–463. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17306