<b>Relações entre adultos e crianças na contemporaneidade: o que estamos fazendo com nossas crianças?</b>

Authors

  • Suely Amaral Mello

Keywords:

Relações. Crianças. Infâncias. Educação.

Abstract

Neste artigo, procuro refletir sobre o desafio que se coloca para a educação do ser humano culto como resultado do processo de globalização e de revolução técnico-científica que vivemos hoje frente às formas como nossa sociedade tem respondido com a educação das crianças e, ao mesmo tempo, a complexidade do processo de conhecimento que descobre uma relação intrínseca entre o afetivo e o cognitivo que condiciona a aprendizagem. Destaco, especialmente, o sentido que as crianças têm construído acerca da escola e do processo de conhecimento, a partir de tarefas e das idéias impostas às crianças pelos adultos, e que as distancia da apropriação do pensamento teórico e da vontade de saber, elementos essenciais no processo de apropriação da herança cultural da humanidade, motor da humanização das novas gerações. A imposição às crianças de formas de relacionamento com a cultura - próprias dos adultos - em idades cada vez mais precoces abrevia a infância e compromete o processo essencial de humanização vivido nessa idade. Não só isso, cria nas crianças uma atitude que as indispõe ao conhecimento - o que se coloca em contrário ao desejo maior de pais e mães e professores/as com relação à escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Suely Amaral Mello

Graduada em Letras Modernas pela Universidade Estadual Paulista (1975), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1981) e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996).

Mais informações: Currículo Lattes

Published

2010-11-12

How to Cite

Mello, S. A. (2010). <b>Relações entre adultos e crianças na contemporaneidade: o que estamos fazendo com nossas crianças?</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(1), 77–88. Retrieved from https://seer.furg.br/momento/article/view/1464

Issue

Section

Artigos