EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

uma abordagem das políticas públicas de inclusão social

Autores

  • Vanessa Elisabete Raue Rodrigues Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Jandira Bregonde Moreira

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8686

Resumo

O presente artigo objetivou investigar as políticas públicas educacionais direcionadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), averiguando a inclusão de tal modalidade de ensino no contexto educativo brasileiro. Para tanto, buscou levantar elementos sobre a trajetória histórica da EJA, enfocando os aspectos sociais, econômicos e históricos do público da EJA, bem como suas especificidades de vida e o contexto social em que estão inseridos. A construção do trabalho deu-se por meio da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. As análises tiveram como suporte o método dialético que permitiu a realização dos estudos a partir de uma visão dialética sob as relações sociais, os conflitos e as lutas de classe existentes em nossa sociedade capitalista, sobretudo, no âmbito educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (2001), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Centro Oeste, UNICENTRO (2003), Mestre em Educação (2015) e Doutora em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo e participa dos Grupos História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR e Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil da Universidade do Centro Oeste. Foi Coordenadora Pedagógica da Penitenciária Industrial de Guarapuava e do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, assumindo também as funções de Vice direção e Conselheira Disciplinar desta última instituição prisional. Foi colaboradora dos Cadernos do Departamento Penitenciário do Paraná, especificamente nas Práticas de Tratamento Penal nas Unidades Prisionais do Paraná. É Coordenadora Geral do Pólo Regional de Guarapuava do Estado do Paraná do Comitê de Educação em Direitos Humanos e Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos, Nova Visão instalada no Complexo Penitenciário de Guarapuava Pr além de atuar como Docente Colaboradora da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO no Departamento de Pedagogia e no curso de Especialização em Intervenção Sociocultural em Contextos Escolares e Não escolares e Libras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

Jandira Bregonde Moreira

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Centro Oeste. Especialista em Gestão Educacional.

Referências

ARROYO, Miguel. A educação em tempos de exclusão. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.

AMORIN, Gorete; JIMENEZ, Suzana; BERTOLDO, Edna. A Educação de Trabalhador no Estado Burguês: o que diz a UNESCO sobre aprendizagem e educação de adultos. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol.3 nº6, 2015. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/2140>Acesso em:15 maio de 2016.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer 11/2000. Brasília. 2000.

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília.

______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE. Disponível em: <http://brasilemsintese.ibge.gov.br/educacao/taxa-de-analfabetismo-das-pessoas-de-15-anos-ou-mais.html. Acesso em: 15 de jun. de 2016.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394/96 – 20 de dez. 1996.

DI PIERRO, Maria Clara. A Educação De Jovens E Adultos No Plano Nacional De Educação: Avaliação, Desafios E Perspectivas. In: Educação & sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 939-959, jul.-set. 2010. Disponível em: <http://www.cedesunicamp.br> Acesso em: 31 jan. de 2016.

______. JOIA, Orlando, RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Caderno Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001:

Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5541.pdf> Acesso em:15 de jan. de 2016.

FÁVERO, Osmar. Lições da história: os avanços de sessenta anos e a relação com as políticas de negação de direitos que alimentam as condições do analfabetismo no Brasil. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de e PAIVA, Jane (orgs.) Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 13-28.

FUNDEB, Manual de orientação. Brasil. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 2008.

FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios/Paulo Freire. – 5. Ed – São Paulo, Cortez,2001.Disponível em:<http://forumeja.org.br/files/PoliticaeEducacao.pdf>. Acesso em: 10 de julh.de 2016.

GOMES, Ivanildo do Socorro Mendes. Movimento pela educação de jovens e adultos nas CONFINTEAS e seus desafios para a política educacional. Belém, PA: Universidade Federal do Pará, 2012. 324 p. Tese (Doutorado em Educação).

HADDAD, Sérgio, DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº 14. Disponível em: Acesso em: 31 de jan. 2016.

_____. A ação de governos locais na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 35 maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a02v1235.pdf.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio, 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.

LUKÁCS, György. Ontologia do Ser Social. Os princípios ontológicos fundamentais de Marx. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1979.

MACHADO, Maria Margarida. A Trajetória da Eja na década de 90 – Políticas Públicas Sendo Substituídas por “Solidariedade”. Reunião Anual da ANPED 21, 1988.. Disponível em: <http://forumeja.org.br/gt18/files/MACHADO.pdf_2_0.pdf> Acesso em: 26 jan. 2016.

______. Educação de Jovens e Adultos. MACHADO, Maria Margarida. (Orgs.) Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 82, p. 5-6, nov. 2009. Disponível em: Acesso em 05 maio de 2016.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política / Karl Marx; apresentação de Jacob Gorender; coordenação e revisão de Paul Singer; tradução de Regis Barbosa e Flávio r. Kothe. _ 2. Ed._ São Paulo: Nova Cultural, 1985.

TRIVIÑOS, Augusto N. Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Rodrigues, V. E. R., & Moreira, J. B. (2020). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2), 295–314. https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8686

Edição

Seção

Artigos