A educação e o seu investimento heteronormativo curricular

Autores

  • Keith Daiani da Silva Braga Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -FCT/UNESP. São Paulo/SP, Brasil. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. Goiânia/GO, Brasil.
  • Marcio Caetano Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4128-8229
  • Arilda Ines Miranda Ribeiro Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -FCT/UNESP. São Paulo/SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2267-1484

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.8348

Palavras-chave:

Feminismo Lésbico, Escolas, Currículos.

Resumo

Há quem defenda que a sexualidade e o gênero não se configuram nos currículos escolares e que estas categorias não orientam as prioridades da escola. Essa afirmação nos revela duas situações iniciais: o desconhecimento das relações e práticas pedagógicas cotidianas das escolas e o conceito enrijecido de gênero e sexualidade. Historicamente, as práticas educativas, mesmo quando não-verbalizadas, preocuparam-se em estabelecer, por meio de seus discursos e práticas curriculares, determinados modelos de mulheres e homens. Ao considerar este cenário, neste ensaio, balizado pelas contribuições feministas e foucaultianas, interessa-nos refletir sobre a pedagogização de gênero e da sexualidade por meio dos currículos escolares. Partimos do pressuposto que a sexualidade e o gênero não são desinteressantes às instituições de ensino, mas produzidos com caráter fortemente heteronormativo.

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Biografia do Autor

Keith Daiani da Silva Braga, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -FCT/UNESP. São Paulo/SP, Brasil. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. Goiânia/GO, Brasil.

Keith Daiani da Silva Braga, mestra e doutoranda em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -FCT/UNESP. Graduada em Pedagogia pela FCT/UNESP e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Membro do NUDISE- Núcleo de Diversidade Sexual na Educação. Desenvolve estudos e se interessa por temas relacionados ao gênero e sexualidade na educação tais como: lesbofobia, transfobia e homofobia na escola e trajetória educacional de sujeitos não-heterossexuais.

Marcio Caetano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS, Brasil.

Graduado em História pela FFP/UERJ, lecionei em escolas públicas, privadas e filantrópicas. No Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, cursei o mestrado e doutorado com as temáticas: currículos, gêneros e (homos)sexualidades. Como parte dos estudos de pós-graduação, realizei estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM) com a orientação das professoras Gloria Careaga e Norma Brazquez Graf. Paralelo ao magistério na educação básica, atuei profissionalmente em organizações de direitos humanos coordenando projetos de formação continuada com docentes, profissionais da saúde, gestores públicos e ativistas dos movimentos sociais LGBT e Aids. Atualmente atuo como professor adjunto no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

Arilda Ines Miranda Ribeiro, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -FCT/UNESP. São Paulo/SP, Brasil.

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Doutora em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Criadora e Líder do grupo NUDISE- Núcleo de Diversidade Sexual na Educação (FCT/UNESP). Durante toda a sua trajetória acadêmica desenvolveu e orientou estudos sobre: história das mulheres, questões de gênero e educação, sexualidade e homofobia na escola.

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-01-29

Como Citar

Braga, K. D. da S., Caetano, M., & Ribeiro, A. I. M. (2019). A educação e o seu investimento heteronormativo curricular. Momento - Diálogos Em Educação, 27(3), 12–29. https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.8348