A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.8159Palavras-chave:
Ensino, arte, gênero.Resumo
O presente artigo compreende a descrição de uma ação pedagógica realizada na instituição Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Mascarenhas de Moraes, localizada no munícipio de Rio Grande/RS, e a análise dos dados resultantes das proposições efetuadas junto aos discentes. Durante as aulas, pinturas brasileiras do século XIX e imagens presentes na mídia impressa contemporânea foram dispositivos catalisadores para a produção artística concernente à escrita poética. O trabalho desenvolvido objetivou a abordagem de questões relativas às construções sociais que envolvem o gênero feminino e a subjetividade a partir das considerações propostas por Mary Del Priore e Marie-Christine Josso. Ademais, a atuação no espaço escolar assentou-se na aspiração de contribuir para que o ambiente educacional se tornasse, cada vez mais, um local de diálogo e de tolerância às subjetividades.Downloads
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Referências
DEL PRIORE, Mary. Histórias e conversas de mulher. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2014.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortes, 2004.
NASIO, J.D. A dor de amar. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
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Publicado
2019-01-29
Como Citar
Sousa, A. C. T., & de Martino, M. (2019). A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino. Momento - Diálogos Em Educação, 27(3), 30–46. https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.8159
Edição
Seção
Dossiê temático
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