A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8060Palavras-chave:
Literatura digital infantil, leitura, aplicativo literário, interatividade.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a análise dos dados coletados em uma pesquisa de campo em que foi realizada a leitura do book app Meu Aplicativo de Folclore, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, por crianças entre 3 e 10 anos de idade no contexto familiar. A pesquisa busca compreender como as crianças interagem com as estruturas de leitura previstas em aplicativos literários (book apps), aqui apresentados como: (1) recursos de tela; (2) recursos de transição; (3) recursos de interação. Os resultados sugerem que as crianças têm preferência por obras com maior nível de interatividade e imersão, provavelmente devido a suas experiências prévias com jogos eletrônicos e outros tipos de aplicativos.Downloads
Referências
BUS, Adriana G.; TAKACS, Zsofia K; KEGEL, Cornelia A.T. Affordances and limitations of electronic storybooks for young children’s emergent literacy, Developmental Review, n. 35, 2015, p. 79–97, disponível em: https://doi.org/10.1016/j.dr.2014.12.004
CORRERO, Cristina, REAL, Neus. Panorámica de la literatura digital para la educación infantil, Textura Canoas, n.32 p.224-244 set./dez. 2014. Disponível em:
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1255/945
FREDERICO, Aline. O futuro do leitor ou o leitor do futuro: o livro infantil interativo e os letramentos múltiplos. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor, nº 52, p. 101-120, 2016, Disponível em: http://www.cadernosdeletras.uff.br/index.php/cadernosdeletras/article/view/195/120
MENEGAZZI, Douglas Luiz. O Design de interfaces de livros infantis apps: uma revisão das características e recomendações. Textura Canoas, n. 20, v. 43, p. 215-238 mai./ago., 2018.
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3590/2940
SARAIVA, Juracy Assmann; MELLO, Ana Maria Lisboa de; VARELLA, Noely Klein. Pressupostos teóricos e metodológicos da articulação entre literatura e alfabetização. In. _____. SARAIVA, Juracy Assmann (org). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 81-87.
SERAFINI, Frank; KACHORSKY, Danielle; AGUILERA, Earl. Picture Books in the Digital Age. The Reading Teacher, v. 69, n. 5, p. 509-512, mar./abr. 2016.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Aplicativo analisado
AZEVEDO, Ricardo. Meu Aplicativo de Folclore. Editora Ática, 2015. Disponível para iOS e Android.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.