Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8022

Palavras-chave:

PNE, Conferências Nacionais de Educação, Tensões e estratégias de mudanças

Resumo

Ao partir do pressuposto de que as políticas educacionais se referem aos resultados de um processo histórico, que envolve aspectos políticos, sociais e econômicos, este texto tem como objetivo central contribuir para uma reflexão sobre os esquemas de orientação e de organização, que instituem e são instituídos pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelas narrativas referentes às Conferências Nacionais de Educação, que fazem parte do processo educacional brasileiro. O texto se fundamenta na análise documental e de conteúdo, e propõe relacionar as proposições das Conferências com as metas e estratégias do PNE. Os resultados traduzem tensões e estratégias de mudanças (ou até de retrocessos), identificando elementos das subjetividades da mudança, e anunciando, também, as subjetividades em mudança do cenário em crise em que vivemos.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Barbosa Abdalla, Universidade Católica de Santos

Formada em Letras (USP), Música (UFRJ) e Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela FE-USP e pós-doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Pesquisadora do CIRS-Ed/FCC e membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais em Educação/Anfope.

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Publicado

2018-08-17

Como Citar

Abdalla, M. de F. B. (2018). Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 107–126. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8022