Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)

Autores

  • Livia Maria de Lima Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Débora Liberato Arruda Hissa Universidade Estadual do Ceará
  • Cassandra Ribeiro Joye Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7756

Resumo

Neste artigo, apresentamos um sistema de gestão e planejamento para as disciplinas dos cursos na modalidade a Distância (Made). Trata-se de um sistema de informações que atua como ferramenta de apoio na elaboração e no planejamento da Matriz de Design Educacional das disciplinas a distância. Ele possibilita a seus usuários (alunos, professores e gestores) sistematizar os processos educacional, gerenciar os trabalhos acadêmicos e organizar o fluxo de mensagens entre os sujeitos envolvidos nas disciplinas. Como base teóricas, estudamos os modelos pedagógicos de Behar (2009); a metodologia colaborativa de Joye e Young (2013); o Design instrucional de Filatro (2003); a Engenharia Pedagógica de Paquette (2002) e a Engenharia de Requisitos de Pressman (2010). Para o desenvolvimento do sistema, foram realizadas reuniões periódicas com a equipe de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Maria de Lima Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Designer Educacional na Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Débora Liberato Arruda Hissa, Universidade Estadual do Ceará

Mestre e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará.

Cassandra Ribeiro Joye, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Referências

BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. In: BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FILATRO, A. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora Senac, 2003.

GUEDES, J. F. Produção de material didático para EaD no Curso de Licenciatura em Matemática: o caso da UAB/IFCE. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal do Ceará (UFC), Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Área de Concentração: Tecnologias digitais na educação, Fortaleza, CE, 2010.

JOYE, C. R.;YOUNG, R. S. Educação a Distância. Fortaleza: UAB/IFCE, 2013.

PAQUETTE, G. L’ingénierie pédagogique à base d’objets et le référencement par les compétences. International Journal of Technologies in Higher Education. 2004. Disponível em <http://hal.archives- ouvertes.fr/docs/00/05/56/37/PDF/art4Paquette.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2018.

PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. 6ª ed. São Paulo: Editora Mcgraw-hill Interamericana, 2010.

SPANHOL, F. J. Aspectos do gerenciamento de projetos em EAD. In: Litto, F. M & Formiga, M (org). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.

Downloads

Publicado

2018-05-31

Como Citar

de Lima Santiago, L. M., Liberato Arruda Hissa, D., & Ribeiro Joye, C. (2018). Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE). Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 148–167. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7756