Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7756Resumo
Neste artigo, apresentamos um sistema de gestão e planejamento para as disciplinas dos cursos na modalidade a Distância (Made). Trata-se de um sistema de informações que atua como ferramenta de apoio na elaboração e no planejamento da Matriz de Design Educacional das disciplinas a distância. Ele possibilita a seus usuários (alunos, professores e gestores) sistematizar os processos educacional, gerenciar os trabalhos acadêmicos e organizar o fluxo de mensagens entre os sujeitos envolvidos nas disciplinas. Como base teóricas, estudamos os modelos pedagógicos de Behar (2009); a metodologia colaborativa de Joye e Young (2013); o Design instrucional de Filatro (2003); a Engenharia Pedagógica de Paquette (2002) e a Engenharia de Requisitos de Pressman (2010). Para o desenvolvimento do sistema, foram realizadas reuniões periódicas com a equipe de desenvolvimento.Downloads
Referências
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. In: BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FILATRO, A. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora Senac, 2003.
GUEDES, J. F. Produção de material didático para EaD no Curso de Licenciatura em Matemática: o caso da UAB/IFCE. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal do Ceará (UFC), Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Área de Concentração: Tecnologias digitais na educação, Fortaleza, CE, 2010.
JOYE, C. R.;YOUNG, R. S. Educação a Distância. Fortaleza: UAB/IFCE, 2013.
PAQUETTE, G. L’ingénierie pédagogique à base d’objets et le référencement par les compétences. International Journal of Technologies in Higher Education. 2004. Disponível em <http://hal.archives- ouvertes.fr/docs/00/05/56/37/PDF/art4Paquette.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2018.
PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. 6ª ed. São Paulo: Editora Mcgraw-hill Interamericana, 2010.
SPANHOL, F. J. Aspectos do gerenciamento de projetos em EAD. In: Litto, F. M & Formiga, M (org). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.