“As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA

Autores

  • Daniela Souza Nunes UFRB/CFP- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia http://orcid.org/0000-0002-0072-6341
  • Priscila Gomes Dornelles Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2013) Professor Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia , Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7322

Palavras-chave:

Educação física escolar, Educação Infantil, Relações de gênero

Resumo

Este texto problematiza as relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil no interior baiano, buscando compreender como estas relações organizam a referida disciplina e se constituem neste nível de ensino. Para isso, dialogamos com o conceito de gênero a partir dos Estudos Feministas, priorizando as produções de segunda onda, buscando ainda relacionar educação, cultura e gênero. A pesquisa que gerou este artigo constituiu-se em uma abordagem qualitativa realizada na cidade de Amargosa/BA. Realizamos entrevistas com 10 (dez) participantes, a saber, professores/as da Educação Infantil e estagiários/as do nível de ensino supracitado, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Compreendemos assim que as aulas de Educação Física na Educação Infantil são organizadas com base na separação de meninos e meninas.

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Biografia do Autor

Daniela Souza Nunes, UFRB/CFP- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO REÔNCAVO DA BAHIA (2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física

Priscila Gomes Dornelles, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2013) Professor Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia , Brasil.

Licenciada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde, mestre e doutora em Educação pela mesma instituição.

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Publicado

2018-05-31

Como Citar

Nunes, D. S., & Dornelles, P. G. (2018). “As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 316–334. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7322