O conhecimento escolar como reimaginação da cultura: articulando diferenças a partir da escola

Autores

  • Luis Paulo Cruz Borges Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.6805

Palavras-chave:

Conhecimento escolar. Escola. Cultura. Currículo e diferença.

Resumo

O conhecimento escolar como reimaginação da cultura constitui o objeto de estudo deste ensaio. Com ele busca-se articular o debate em torno do eixo: currículo, identidade e diversidade/diferença, entendendo a centralidade do conhecimento no jogo político na atualidade. A escola e o currículo, aqui, são entendidos como produtores de diferenças. O conceito de diferença é requerido como permanente mote de produção de subjetividades nos processos de enunciação da própria ação cultural (BHABHA, 2007). Assim, num primeiro momento conceitua-se o conhecimento escolar, entre o crítico e o pós-crítico, entendo que tais dimensões estão pautadas a partir da ideia da escola como produtora de diferença. Argumenta-se que o conhecimento escolar é (re)imaginação da cultura. No segundo momento, trabalha-se a partir da ideia de que a escola moderna está sob rasura e vem apresentando possibilidades analíticas importantes para repensarmos o papel do conhecimento num projeto de disputa de significação e hegemonias. À guisa de conclusão, assume-se que a reimaginação do conhecimento, e da própria escola, pode ser encarada como uma política de produção curricular.

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Biografia do Autor

Luis Paulo Cruz Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor do Instituo de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

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Publicado

2018-08-17

Como Citar

Borges, L. P. C. (2018). O conhecimento escolar como reimaginação da cultura: articulando diferenças a partir da escola. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 369–385. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.6805