O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.6169Palavras-chave:
Educação, Capoeira, Programa Mais EducaçãoResumo
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma Escola Municipal na cidade de Salvador-BA. Tem por objetivo analisar as contribuições da oficina de capoeira no Programa Mais Educação na aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa apoiado no referencial metodológico em Pimenta (2014), Lakatos e Marconi (2009), Álvaro Pinto (1979), Manzo (1971). A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Paulo Freire (2014; 2007; 1997), Jaqueline Moll (2012), Chauí (2008), Hélio Campos (2001), Waldeloir Rego (1968). Os resultados evidenciam contribuições da oficina de capoeira para o desenvolvimento integral dos estudantes ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira tencionando o currículo escolar.Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania. Programa Mais Educação- Passo a passo.
______. Presidência da República. Casa Civil, Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “ História e Cultura Afro-Brasileira” e dá outras providências.
Caderno Pedagógico. Oficina de capoeira: A escola em movimento Fundação Cultural Palmares Jequié, 2002.
CAMPOS, Hélio (Mestre Xaréu) Capoeira na Escola. Edufba-Coleção pré-textos. Salvador-Bahia 2001.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. En: Crítica y emancipación: Revista latino americana de Ciencias Sociales. Año1, no. 1 (jun. 2008- ). Buenos Aires: CLACSO, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
____________.Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo:Paz e Terra,1997.
_____________. Pedagogia do Oprimido. Ed: Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2014.
LAKATOS, Eva Maria, Fundamentos de Metodologia Científica. 6.ed.-7reimpr.- São Paulo : Atlas 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 13 ed. Petropólis: Vozes, 2007.
MOLL, Jaqueline. Caminhos da Educação Integral no Brasil-direito a outros tempos e espaços educativos.Porto Alegre: Penso, 2012.
PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e Existência. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
REIS, Letícia Vidor de S. O Mundo de Pernas para o ar- a capoeira no Brasil. São Paulo: Publisher Brasil.1997
RÊGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio sócio-etnográfico. Salvador, Itapoã, 1968.
THIOLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 7 ed. São Paulo. Cortez, 1996.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1 ed. -22. reimpr. São Paulo, Atlas, 2013
VIEIRA, Luiz Renato. O jogo de capoeira-cultura popular no Brasil, Rio de Janeiro: SPRINT, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.