A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar

Autores

  • Heloisa Raimunda Herneck Universidade Federal de Viçosa
  • Gabriela Rodrigues de Castro Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Cotidiano escolar, sexualidade das meninas, produção de subjetividades

Resumo

O presente trabalho busca compreender as linhas de fuga traçadas por meninas do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Viçosa, Minas Gerais, para desenvolverem suas sexualidades frente ao poder disciplinar e à invisibilização do tema no contexto escolar. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas observações e análise de documentos escolares, como o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Interno e o Caderno de Ocorrências, a fim de compreender o trabalho de educação sexual que a escola pretendia desenvolver ou ocultar com os/as seus/suas alunos/as. Também foi utilizada a pesquisa cartográfica para o acompanhamento dessas meninas, seguindo pistas e utilizando da observação-participante. As observações foram importantes no sentido de acompanhar as redes de subjetividades produzidas pelas garotas pesquisadas, bem como o meio que estas encontram para escapar das normas escolares. Os momentos de disciplinamento se fazem presentes nos rituais religiosos que ainda existem no cotidiano da referida escola, nas conversas e nos silêncios. Em contrapartida, as linhas de fugas são criadas pelas garotas nos aplicativos, nas conversas, nos olhares e sorrisos. Nesse sentido, consideramos que os sujeitos são ativos na construção de suas identidades, implicando, portanto, numa necessária e urgente problematização do disciplinamento do corpo feminino no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Heloisa Raimunda Herneck, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo, com pesquisa desenvolvida em Coimbra/Portugal na área de Formação Continuada de professores e sexualidade. Doutorado e Mestrado em Educação na Universidade Federal de São Carlos. Graduei em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa, onde atualmente sou professora adjunta no Departamento de Educação. Oriento Mestrado nas áreas de Formação Continuada de professores, Cotidianos Escolares, Políticas de formação de Professores. Tenho experiência na educação pública de oito anos como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental, oito anos como Coordenadora Pedagógica, quatro anos como professora do Magistério secundário.

Gabriela Rodrigues de Castro, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Vem atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, sexualidade das meninas, identidade e diferença, gênero e sexualidade.

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Publicado

2016-10-24

Como Citar

Herneck, H. R., & de Castro, G. R. (2016). A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 137–154. Recuperado de https://seer.furg.br/momento/article/view/6122

Edição

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