Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia
Palavras-chave:
Currículo. Pedagogia. Gênero. SexualidadeResumo
Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-09-29
Como Citar
Ferreira, T. de S., & Barzano, M. A. L. (2014). Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia. Momento - Diálogos Em Educação, 23(1), 147–166. Recuperado de https://seer.furg.br/momento/article/view/4692
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.