CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADO DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17092Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Integração Curricular, Métodos de EnsinoResumo
Com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento do ensino técnico profissionalizante de nível médio e facilitar o processo de aprendizagem de conceitos botânicos, foi conduzida uma pesquisa com alunos de uma turma concluinte do curso técnico em biocombustíveis, oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - campus Apodi. Na primeira fase do estudo, um questionário semiestruturado foi utilizado para investigar as percepções dos alunos sobre botânica e seu conhecimento em relação à planta jojoba (Simmondsia chinensis (Link) Schneider). Na segunda fase, foi realizada uma oficina em que a jojoba foi empregada como recurso didático em uma sequência de ensino para promover a compreensão da botânica em contexto, associada ao potencial agronômico da espécie. As atividades conduzidas demonstraram ser efetivas na promoção do interesse dos participantes pela botânica, através de um método de ensino que envolveu a resolução de problemas, além de permitir a construção de novos conhecimentos sobre uma espécie previamente desconhecida em relação ao seu potencial como fonte de biomassa para a produção de biocombustíveis.
Downloads
Referências
ABOBATTA, Waleed Fouad. Simmondsia chinensis: Jojoba tree. Journal of Advanced Trends in Basic and Applied Science, v.1, n.1, p.160-165, 2017.
ABOBATTA, Waleed Fouad; FARAG, Mohamed Ibrahim Hassan. Impact of the Climate Change on Jojoba Cultivation. Adv Agri Tech Plant Sciences. v. 4, n. 6, p. 180082, 2021.
AMADEU, Simone Oliveira; MACIEL, Maria Delourdes. A dificuldade dos professores de educação básica em implantar o ensino prático de botânica. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 225-235, 2014.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BIZERRA, Ayla Márcia Cordeiro; DE QUEIROZ, Jorge Leandro Aquino; COUTINHO, Demétrios Araújo Magalhães. O impacto ambiental dos combustíveis fósseis e dos biocombustíveis: as concepções de estudantes do ensino médio sobre o tema. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 13, n. 3, p. 299-315, 2018. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2502
BONFIM, Danúbia Damiana Santos; COSTA, Priscila Caroza Frasson; DO NASCIMENTO, William Júnior. A abordagem dos três momentos pedagógicos no estudo de velocidade escalar média. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 187-197, 2018.
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 179-191, 2013.
CORRÊA, Bruno Jan Schramm; VIEIRA, Claudinei de Freitas; ORIVES, Karina Gabrielle Resges; FELIPPI, Marciele. Aprendendo Botânica no Ensino Médio por meio de atividades práticas. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 9, n. 2, p. 4314-4324, 2016.
COSTA, Emanuelle Almeida; DUARTE, Rafaela Andressa Fonseca; GAMA, José Aparecido da Silva. A gamificação da Botânica: uma estratégia para a cura da “Cegueira Botânica”. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 2, n. 4, p. 79-99, 2019. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.10981
CUNHA, Ananda Helena Nunes; SAMPAIO, Gabryele Cardoso. Estudos de caso: a experiência do ensino e da pesquisa alinhados a extensão. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 164-173, 2020. DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.17974
DA SILVA, Ana Paula Miranda; SILVA, Maria Francilene Souza; DA ROCHA, Francinalda Maria Rodrigues; DE ANDRADE, Ivanilza Moreira. Aulas práticas como estratégia para o conhecimento em botânica no ensino fundamental. Holos, v. 8, p. 68-79, 2015. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2347
DANTAS, Sabrina Guedes Miranda; LIMA, Samuel de Carvalho. O uso do Quizizz para a avaliação da aprendizagem de inglês sob a perspectiva dos alunos. Revista Língua & Literatura, v. 21, n. 38, p. 82-98, 2019.
DE MOURA, Carla Verônica Rodarte; DA SILVA, Bárbara Cristina, DE CASTRO, Adriano Gomes, DE MOURA, Edmilson Miranda, VELOSO, Marcos Emanuel da Costa; SITTOLIN, Ilza Maria; ARAUJO, Eugenio Celso Emérito. Caracterização físico-química de óleos vegetais de oleaginosas adaptáveis ao Nordeste Brasileiro com potenciais para produção de biodiesel. Revista Virtual Quimica, 2019, v. 11, n. 3, p. 573-595, 2019. DOI: https://doi.org/10.21577/1984-6835.20190044
DE SOUSA, José Raul; DOS SANTOS, Simone Cabral Marinho. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, 2020. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559
DIAS, Francisco Yago Elias de Castro; OLIVEIRA, Rafael Domingos de; MENDES, Roselita Maria de Souza; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia; BONILLA, Oriel Herrera; EDSON-CHAVES, Bruno. O papel da Feira de Ciências como estratégia motivadora para o ensino de Botânica na educação básica. Hoehnea, v. 47, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-8906-55/2019
DIESEL, Aline; MARCHESAN, Michele Roos Marchesan; MARTINS, Silvana Neumann. Metodologias ativas de ensino na sala de aula: um olhar de docentes da educação profissional técnica de nível médio. Revista Signos, v. 37, n. 1, p. 153-169, 2016.
DOS SANTOS, Robson Aparecido; AÑEZ, Rogério Benedito da Silva. O ensino da botânica no ensino médio: o que pensam professores e alunos do município de Tangará da Serra, Mato Grosso? Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 862-882, 2021. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.581
GAD, Heba; ROBERTS, Autumn; HAMZI, Samirah; GAD, Haidy; TOUISS, Ilham; ALTYAR, Ahmed; KENSARA, Osama; ASHOUR, Mohamed. Jojoba Oil: An updated comprehensive review on chemistry, pharmaceutical uses, and toxicity. Polymers, v. 13, n. 11, p. 1711, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/polym13111711
GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão? Revista Insignare Scientia-RIS, v. 2, n. 3, p. 240-254, 2019. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i3.11204
KHAIRI, Mohamed Ahmed. Genetics and Breeding of Jojoba [Simmondsia chinensis (Link) Schneider]. Advances In Plant Breeding Strategies: Industrial and Food Crops, p. 237-276, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-23265-8_8
LORENZETTI, Leonir; DA SILVA, Virginia Rotters. A utilização dos mapas conceituais no ensino de ciências nos anos iniciais. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 383-406, 2018. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8170
MARTINS, Marina; JUSTI, Rosária; MENDONÇA, Paula Cristina Cardoso. O papel da argumentação na mudança conceitual e suas relações com a epistemologia de Lakatos. Educación química, v. 27, n. 1, p. 3-14, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.eq.2015.08.003
MEKSENAS, Paulo. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2002.
MELÉNDEZ, Lilia Alcaraz; ZAMUDIO, Diego Valdez; COSÍO, Sergio Manuel Real; ÁLVAREZ, Margarito Rodríguez; SÁNCHEZ, Rigoberto Meza; CRUZ, Andrés Orduño. Diagnóstico de la jojoba (Simmondsia chinensis) (Link) C.K Schneider, en México. México. Editorial Universidad Autónoma de Chapingo. Estado de México. Primera Edición. México, 105p, 2011.
MENDES, Jone Clebson; PORTILHO, Adrhyann Jullyanne; AGUIAR-DIAS, Ana Cristina; SAMPAIO, Kelly; FARIAS, Luciana. Arecaceae: Uma estratégia diferenciada para o ensino de botânica em uma escola de ensino médio na ilha de Cotijuba, Pará, Brasil. Enciclopédia Biosfera, v. 16, n. 29, p. 2226-2240, 2019. DOI: https://doi.org/10.18677/EnciBio_2019A170
MENDES, Marta Hiromi; LANGHI, Celi; PETEROSSI, Helena Gemignani; RUBIM, Leandro. Conectando a aprendizagem baseada em projetos com a experiência do aluno: uma análise do PBL à luz de Dewey. Educação, v. 9, n. 1, p. 161-170, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p161-170
MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro" Física". Ciência & Educação (Bauru), v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300007
NEVES, Amanda; BÜNDCHEN, Márcia; LISBOA, Cassiano Pamplona. Cegueira botânica: é possível superá-la a partir da Educação?. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, p. 745-762, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190030009
NUNES, Emanoel Márcio; GONDIM, Maria de Fátima Rocha; DA SILVA, Márcia Regina Farias. Identidade e reestruturação produtiva nos territórios Açu-Mossoró e Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 1, p. 137-166, 2019. DOI: https://doi.org/10.36920/esa-v27n1-7
NUNES, Renata Cristina; OLIVEIRA, Thabata de Souza Araujo. O uso de vídeos como um recurso didático em aulas de química. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). Rio de Janeiro: v. 7, n. 1, p. 48-65, 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/2283237.7.1-4
PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bomfim. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2016.
RODRIGUES, José Jorge Vale; QUARTIERI, Marli Teresinha; MARCHI, Miriam Ines; DEL PINO, José Cláudio. Simulações computacionais e mapas conceituais no auxílio à aprendizagem significativa do conceito de energia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 535-554, 2018.
RUPPENTHAL, Raquel; COUTINHO, Cadidja; MARZARI, Mara Regina Bonini. Alfabetização e letramento científico: dimensões da educação científica. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e7559109302-e7559109302, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9302
SANTANA, Gessyca Tatielle; FERNANDES, Geraldo Wellington Rocha. O ensino de Botânica na Educação Básica e possíveis métodos para o aprimoramento da aprendizagem. REnCiMa – Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 571-590, 2020. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i6.2443
SANTOS, Fernanda Pereira; NUNES, Célia Maria Fernandes; VIANA, Marger da Conceição Ventura. A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 31, p. 517-536, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a25
SANTOS, Lucicleitor Oliveira; MELO, Grazielma Ferreira de; LAURENTINO, João Victor Alves. Estudo e análise das principais e alternativas oleaginosas para produção de biodiesel: uma revisão integrativa. Engineering Sciences, v. 9, n. 2, p.81-99, 2021. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0008
SEGURA, Eduardo; KALHIL, Josefina Barrera. A metodologia ativa como proposta para o ensino de ciências. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, p. 87-98, 2015. DOI: https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p87-98.i5308
SOUZA, Cyntia Franciele Leite; FERREIRA, Jéssica Miranda; PEREIRA, Andresa Costa; SILVA, Marco Antônio Dias da. Entendendo o uso de vídeos como ferramenta complementar de Ensino. Journal of Health Informatics, v. 11, n. 1, 2019.
URSI, Susana; BARBOSA, Pércia Paiva; SANO, Paulo Takeo; BERCHEZ, Flávio Augusto de Souza. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 07-24, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0002
WANDERSEE, James; SCHUSSLER, Elisabeth. Towards a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin. v. 47, n. 1, p. 2-9. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.