O INÍCIO DE CARREIRA COMO DOCENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
uma reflexão através do estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16916Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Educação Especial, Início de carreira docenteResumo
O objetivo deste estudo é refletir sobre o início de carreira como Professor de Educação Especial (PEE) na Educação Básica. Para isso, foi realizado um mapeamento das pesquisas publicadas entre os anos de 2015 a 2021. O ano inicial foi selecionado devido à instituição da Lei Brasileira de Inclusão (LBI 13.146/2015), que busca assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, (Art. 1), e garante a disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio (Art. 28, XI). Esta pesquisa é de natureza documental, sendo classificada como estado do conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006), e baseia-se em um mapeamento das pesquisas disponíveis no banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionadas 12 pesquisas. As análises foram realizadas considerando a relação com o ensino e abordando a prática pedagógica dos professores em sala de aula, tanto no início de suas carreiras, de forma geral, quanto especificamente na área de Educação Especial. Alguns resultados ressaltam a importância do trabalho colaborativo como fundamental para o desenvolvimento da prática pedagógica, beneficiando tanto os professores da Educação Especial quanto os docentes em início de carreira. Além disso, destaca-se a necessidade da formação docente continuada, da reflexão sobre a prática pedagógica e das políticas de acompanhamento ao longo da carreira dos professores da Educação.
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