USANDO O QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS ITALIANA

lições de pesquisa e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14186

Palavras-chave:

Educação em Língua de Sinais. Quadro Europeu Comum de Referência. Língua de Sinais Italiana. Portfólio Europeu de Línguas

Resumo

A partir de 2011, a adaptação do Quadro Europeu Comum de Referência das línguas (QECR) para a língua de sinais tornou-se uma prioridade para muitas organizações na Europa. Entre eles, o Instituto Estadual para Surdos trabalhou em sua adaptação para a Língua de Sinais Italiana dentro do projeto SignLEF financiado pela UE. Um ano depois, o esforço conjunto de algumas instituições especializadas no ensino da língua de sinais deu luz ao projeto ProSign, financiado pelo Centro Europeu de Língua Moderna. As descobertas provenientes desses e de outros projetos convergiram para o desenvolvimento de um volume complementar para o QECR, publicado em 2018, incluindo descritores para o ensino da língua de sinais. Neste artigo, apresento uma visão geral do crescimento da conscientização do QECR para a educação da LIS, bem como as mudanças políticas e culturais ocorridas desde sua adoção em 2011. Uma ideia única, projeto de pesquisa e experiência de desenho feita por profissionais surdos e ouvintes com o objetivo de informar sobre a educação em Língua de Sinais, sua adaptação e inclusão na educação de surdos e no ambiente de trabalho.

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Biografia do Autor

Maria Tagarelli De Monte, Istituto Statale per Sordi Roma e Università degli studi Internazionali di Roma

Doutora, Istituto Statale per Sordi Roma e Università degli studi Internazionali di Roma, Itália. 

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Publicado

2022-07-28

Como Citar

Monte, M. T. D. (2022). USANDO O QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS ITALIANA: lições de pesquisa e prática. Momento - Diálogos Em Educação, 31(02), 114–137. https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14186