A DIFUSÃO DAS BOAS MANEIRAS UNIVERSAIS POR MEIO DOS MANUAIS DO PABAEE-INEP
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13410Palavras-chave:
Formação Docente, Escolarização, Manuais PABAEE-INEP, Boas maneirasResumo
Este estudo tem como proposta dialogar sobre a difusão das boas maneiras por meio de manuais de leitura e ensino, em especial nos manuais da “Coleção Biblioteca de Orientação da Professôra Primária” do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (PABAEE-INEP), entre os anos de 1956-1964. No sentido de refletir sobre tais leituras inseridas como mecanismos de circulação e difusão de modos desejados para constituição de uma sociedade moderna, buscou-se vislumbrar interfaces entre os manuais da referida Coleção e manuais de autoria norte-americana, comercializados no Brasil no mesmo período, com vistas a evidenciar como a escolarização se inscreve em determinados projetos de sociedades e seu processo civilizador. Tal estudo buscou dialogar com pesquisas no campo da História da Educação, em especial a escolarização entrevista pelas relações entre os materiais de formação produzidos dentro e fora do âmbito escolar.
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