Ecopedagogia: contribuições para práticas pedagógicas em educação ambiental

Autores

  • Fábio Soares Guerra Universidade Federal do Ceará - UFC Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC - CE Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza -SME

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.8027

Palavras-chave:

Ecopedagogia. Educação Ambiental. Docência.

Resumo

A Ecopedagogia surge como proposta pedagógica, no contexto da educação contemporânea, como fundamento possível para a Educação Ambiental. Trabalhada em conjunto com conceitos científicos já consolidados, a mesma poderá fornecer subsídios para a superação dos obstáculos impostos pela educação tradicional. Destarte, o presente estudo, tendo como recurso metodológico a análise documental e a pesquisa bibliográfica, materializa-se como ensaio teórico, buscando fazer reflexões acerca dos fundamentos epistemológicos disponíveis à Ecopedagogia para auxiliar a docência socioambiental.

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Biografia do Autor

Fábio Soares Guerra, Universidade Federal do Ceará - UFC Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC - CE Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza -SME

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Licenciado em Geografia – Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Educação Ambiental – Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará - SEDUC-CE. Professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza -SME.

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Publicado

2019-05-28

Como Citar

Guerra, F. S. (2019). Ecopedagogia: contribuições para práticas pedagógicas em educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 24(1), 235–256. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.8027

Edição

Seção

Artigos