A educação popular em uma perspectiva contra hegemônica: reflexões acerca do capitalismo e as questões socioambientais
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.7936Palavras-chave:
Capitalismo. Educação popular. Contra-hegemonia.Resumo
Neste trabalho analisou-se os desdobramentos socioambientais e mazelas sociais decorrentes do projeto ICOMI, no Igarapé da Fortaleza-AP, fazendo um diálogo com a educação popular. Investigou-se quais as contribuições da educação popular, como instrumento de emancipação do indivíduo – que podem ser um caminho para atenuar as questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza-AP? A metodologia se alicerçou no paradigma qualitativo, subsidiada pela pesquisa bibliográfica. Identificou-se que a ocupação das áreas do Igarapé da Fortaleza-AP, a partir do desenvolvimento de atividades econômicas, colaborou, para o aumento dos problemas socioambientais. O estudo contribuiu para identificar que as propostas de empoderamento popular se configuram como um diálogo e reflexões que podem minimizar os problemas sociais, e de libertação, pautados na educação popular.Downloads
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Publicado
2019-05-28
Como Citar
Brandão, P. P. do N., Campos, M. C. da R., & Brito, Ângela do C. U. (2019). A educação popular em uma perspectiva contra hegemônica: reflexões acerca do capitalismo e as questões socioambientais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 24(1), 54–74. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.7936
Edição
Seção
Artigos