Educação Ambiental crítica em espaço não formal: mapeamento ambiental da região de São Domingos no município de Sumaré/SP
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6237Palavras-chave:
mapeamento ambiental, educação ambiental crítica, educação ambiental não formal, pesquisa-ação participativaResumo
Este trabalho é resultante de uma pesquisa-ação participativa realizada em uma região de Sumaré/SP que congrega vários bairros de baixa renda, com os moradores vivendo em situação de risco. Por meio da construção de um mapeamento ambiental, discutiram-se questões do e no cotidiano com os adolescentes, moradores dessas localidades, atendidos por uma ONG local. O objetivo foi problematizar a realidade de forma a instrumentalizá-los para o enfrentamento dos problemas socioambientais, identificados no desenrolar da pesquisa, para que estes deixem de ser naturalizados por eles e passem a ser compreendidos como o produto de determinadas formas de organização social e considerados em seu contexto sócio-histórico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-01-02
Como Citar
Pereira, Áurea C. B. da C., & Tomazello, M. G. C. (2018). Educação Ambiental crítica em espaço não formal: mapeamento ambiental da região de São Domingos no município de Sumaré/SP. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(1), 198–216. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6237
Edição
Seção
Dossiê Temático Educação Ambiental Não Formal